Ondjiva – A Inspecção Geral da Administração do Estado (IGAE) no Cunene desencorajou, na sexta-feira, em Ondjiva, as empresas do sector público e privado a absterem-se do mau atendimento aos cidadãos.
A recomendação foi feita pelo inspector do IGAE no Cunene, Fernando Santana, durante uma palestra sobre “deontologia profissional e ética para o sector empresarial público”, dirigida aos responsáveis e técnicos das empresas de Água e da ENDE.
Na ocasião, disse que foram seleccionadas as duas empresas porque o departamento de denúncias tem recebido reclamações sobre o mau atendimento ao público e, com base nisso, há necessidade de uma actuação pedagógica, para estarem todos alinhados.
Fez saber que a ética e deontologia profissional para o sector empresarial público pode elencar vários princípios que regem o funcionalismo das instituições públicas.
“Os servidores públicos e os técnicos que trabalham directamente com os cidadãos, devem pautar pela boa conduta, rigor da lei e interesse da responsabilidade, para evitar as más práticas de atendimento”, afirmou.
Fernando Santana sublinhou que a IGAE aposta na consciencialização e educação dos agentes públicos, para despertar os servidores das empresas públicas e privadas a absterem-se de actos ilícitos que concorrem para más práticas na prestação de serviço.
Por seu turno, o delegado da IGAE no Cunene, Moisés Sovi, disse que o órgão tem estado a abordar várias temáticas de extrema importância na vida diária para o funcionário dentro do sector empresarial público.
Lembrou que além do princípio da urbanidade no atendimento ao público, é fundamental primar pela responsabilidade profissional e o sigilo, no âmbito do rigor que deve existir no exercício da actividade.
Moisés Sovi apelou à população para continuar a elevar o nível de denúncias pelo contacto 119 (IGAE), é grátis e disponível 24 horas ao dia.
A actividade se enquadra na jornada do 32º aniversário da IGAE, assinalado no passado dia 17 de Janeiro.
A IGAE é um órgão auxiliar do Titular do Poder Executivo com a missão de efectivar o controlo interno da Administração Pública, por via da inspecção, fiscalização, auditoria e supervisão da actividade de todos os órgãos e serviços da administração directa e indirecta do Estado, bem como das administrações autónomas. PEM/LHE/OHA