Ndalatando - O Departamento de Trânsito e Segurança Rodoviária (DTSR) do Comando do Cuanza Norte da Polícia Nacional intensificou, desde a primeira quinzena, deste mês, as acções de fiscalização no troço do Morro do Binda (a 20 quilómetros de Ndalatando, sede da província), para prevenir acidentes e melhorar o tráfego de veículos.
A medida surge devido ao aumento do tráfego rodoviário no referido troço, resultante da interdição da circulação rodoviária entre Luanda e Dondo.
A informação foi prestada à ANGOP, no final de semana, pelo chefe do Departamento de Trânsito e Segurança Rodoviária no Cuanza Norte, superintendente - chefe, João Miguel Pereira dos Santos.
De acordo com o responsável, no âmbito das medidas de prevenção da sinistralidade rodoviária, foram criados quatro posto de fiscalização e regularização, num percurso de mais de nove quilómetros.
O primeiro posto foi instalado na intersecção da EN 120, com a 230 em Ndalatando e tem a missão de informar aos condutores sobre o estado da via, aconselhando-os a reduzir a velocidade e evitar fazer ultrapassagem em toda a extensão do morro.
Os agentes de trânsito, pontualizou, aconselham, ainda, os automobilistas a evitar a condução sob efeito de álcool e os que apresentam sinais de embriaguês, após a conformação do bafómetro são impedidos de seguir viagem.
O outro está instalado no alto do Binda, junto ao Destacamento de Apoio às Vítimas da Sinistralidade Rodoviária, que passa as mesmas informações e sensibiliza os automobilistas a reduzir a velocidade.
Ainda neste posto, os veículos de transportes públicos são obrigados a descarregar os passageiros, que descem o morro a pé, para evitar tragédias provocadas por qualquer erro do motorista.
O terceiro está montado na zona conhecida de Pousada, onde os condutores são aconselhados a descer o morro com o motor engrenado com mudanças da primeira caixa de velocidade.
Neste ponto, os agentes verificam também o estado técnico das viaturas. Caso não estejam em condições são retidas no local até que seja superada a avaria.
O último está instalado na zona do baixo Binda, que repete todos os procedimentos, incluindo a fiscalização do estado técnico das viaturas.
As medidas incluem a desmatação de zonas consideradas sensíveis do troço, como junto à aproximação de curvas e pontes para facilitar a visibilidade dos automobilistas.
Referiu que pela sua geografia o Morro do Binda exige de qualquer condutor alguma perícia e atenção, pois é um troço com muita vegetação, estreito e de intensa chuva que torna o pavimento escorregadio.
Explicou que essas acções realizadas, com todas as forças da delegação provincial do Ministério do Interior estão a ter efeitos positivos na redução de acidentes e do número de vítimas, comparativamente, ao passado, antes da abertura da nova estrada da Trombeta.
"Estamos buscando as melhores soluções para diminuir a sinistralidade, o número de vítimas e garantir a segurança rodoviária”, disse, sem indicar o número de acidentes registados com o aumento de fluxo do tráfego naquela estrada.
A via do Morro do Binda, com uma inclinação acentuada de mais de 10 por cento e mais de cinco quilómetros de extensão, esta a ser usada como alternativa, em consequência da interdição da via Dondo/Luanda,por destruição parcial da ponte sobre o rio Mucoso, na estrada nacional 321,desde 26 de Fevereiro último.
A situação fez aumentar o fluxo de viaturas que circulam por aquela via que acomodava o tráfego local (na ligação Dondo/Ndalatando), após a inauguração da nova variante da EN 230 da Trombeta, em 2011, que conta com um desvio na localidade do Zenza-do-Itombe. DS/IMA/AC