Reparação da EN-230 reduz preço de viagem na Lunda-Sul

     Transporte           
  • Lunda Sul     Segunda, 15 Janeiro De 2024    08h56  
Estrada nacional Luanda/Saurimo
Estrada nacional Luanda/Saurimo
Manzambi André-ANGOP

Saurimo – A reabilitação da Estrada Nacional 230 (EN-230), que liga Saurimo à capital do país, passando por Malanje, fez surgir mais operadoras de transportes privadas, na Lunda-Sul, e a consequente redução do preço da “corrida” inter-provincial.

Por João Wassamba, Jornalista da ANGOP

Numa ronda efectuada às diversas empresas transportadoras de passageiros e carga, em Saurimo, a ANGOP constatou um aumento considerável de candidatos a viagens para Luanda, via Malanje, para posteriormente prosseguirem para outros pontos do país.

Antes da reabilitação da EN-230, a Macon suspendia quase regularmente os seus serviços, devido às péssimas condições da via que provocavam a degradação dos seus autocarros e o agravamento dos custos operacionais com fortes reflexos nas tarifas praticadas.

Durante essa época, o custo das corridas inter-provinciais na rota Saurimo-Malanje-Luanda rondava em média os 25 mil kwanzas.

Hoje, para além das frequências da Macon e de outras transportadoras tradicionais, o negócio está a atrair novos intervenientes privados com recurso a mini-autocarros e veículos ligeiros de mais de cinco lugares que cobram de 15 mil a 20 mil kwanzas a corrida Saurimo/Luanda.

Para estes últimos, o mercado do Candembe, porta de entrada para o Leste do país, passou a ser o seu principal término, onde todos ficam concentrados à espera de passageiros ou para desembarque.

Segundo o responsável da nova operadora “Tuaheta”, João dos Santos, esta antes efectuava outras rotas que ofereciam melhores condições de trânsito, mas que, fruto das melhorias que a EN-230 apresenta hoje, acabou por se instalar, na Lunda-Sul, desde Novembro de 2023.

Neste momento, explicou, a Tuaheta dispõe de uma frota de 20 autocarros e cobra 17 mil kwanzas por viagem, incluindo almoço.

Desde Novembro de 2023, a empresa já transportou mil e dois passageiros, sendo 527 homens e 475 mulheres e mais de seis mil e 800 quilogramas de carga diversa, precisou.

Apontou a redução do tempo de viagem como outro benefício da reabilitação da EN230, passando de dois dias ou mais para sete horas.

“Partimos (de Saurimo) às 15:00 horas e chegamos a Luanda às 07:20 horas, quando antes fazíamos dois dias ou mais, porque os meios danificavam constantemente”, enfatizou.

O empresário avançou que, fruto da crescente demanda, a sua empresa prevê reforçar a frota com a aquisição, ainda este ano, de mais 15 autocarros e a contratação de 30 novos motoristas.

Por seu turno, a operadora inter-provincial MORVIC Express diz que, graças à reparação da EN-230, retomou os seus serviços na região, em Julho de 2023, depois de uma paralisação de três anos.

O responsável da empresa, Alberto Maria, explicou que a MORVIC Express actua na região, há mais de cinco anos, mas teve de interromper as suas operações, em 2020, pelo mau estado da via.

Com a retomada das operações, a empresa já transportou, até ao momento, 975 passageiros, desde Julho de 2023, ao preço de 16 mil kwanzas por pessoa, contra os anteriores 27 mil kwanzas.

A frota da empresa comporta actualmente quatro autocarros e 10 motoristas, disse.

Sugeriu que, depois da renovação do tapete asfáltico, as atenções agora devem ser viradas para o melhoramento da sinalização (horizontal e vertical) e da iluminação pública, bem como para a colocação de postos de abastecimento de combustíveis e serviços de saúde móveis, para situações de emergência durante a viagem.

População satisfeita

Rosa Miguel, comerciante, disse que as más condições da estrada serviam de pretexto para a alta de preços de algumas operadoras que chegavam a cobravar entre 30 mil e 35 mil kwanzas, alegando que o valor cobria também as despesas com a manutenção das viaturas.

Mas actualmente, disse, o trabalho levado a cabo pelo Executivo, com a colocação de novas pontes de betão, tapete asfáltico e sinalização, fez baixar o preço para 17 mil kwanzas, com direito a um “pequeno lanche”, assim como encurtou a viagem de dois para um dia apenas.

Rosa Miguel também corroborou que o Governo deve agora resolver o problema da iluminação pública ao longo da EN-230.

Argumentou que os automobilistas e os passageiros “correm muitos riscos”, à noite, com destaque para acidentes e obstáculos na via, tendo em conta o aumento da mobilidade e do fluxo da troca de mercadorias.

Sobre o assunto, alguns automobilistas acrescentaram à colocação de postos de abastecimento de combustíveis ao longo da EN-230 a questão do destacamento de unidades do Serviço de Protecção Civil e Bombeiros (SPCB) para eventuais incidentes de incêndio.

Evolução da reparação da EN-230

A EN-230 é principal via que liga Luanda à cidade de Saurimo, capital provincial da Lunda-Sul, e as obras da sua reabilitação foram lançadas, em 2020, no quadro das políticas do Executivo para a recuperação e ampliação de infra-estruturas com impacto na vida das populações.

Num total de mil e 100 quilómetros de tráfego, a estrada está entre as vias colocadas ao serviço do crescimento e desenvolvimento da economia nacional, contribuindo na transportação de mercadorias entre Luanda e outras regiões do leste do país, com foco na baixa dos preços dos produtos da cesta básica e do transporte de passageiros.

Ficou orçada em 630 milhões de dólares americanos, disponibilizados pelo Executivo angolano, para a reabilitação e ampliação de mais 300 quilómetros dos cerca de 625 do troço Malanje/Saurimo, incluindo a construção de 10 pontes de betão para substituir as metálicas. JW/IZ





Fotos em destaque

Parque fotovoltaico do Luena entra em funcionamento com potência de 25.3 megawatts

Parque fotovoltaico do Luena entra em funcionamento com potência de 25.3 megawatts

Sexta, 24 Maio De 2024   09h16

Polícia destrói no Luvo jangadas utilizadas para contrabando de combustível

Polícia destrói no Luvo jangadas utilizadas para contrabando de combustível

Sexta, 24 Maio De 2024   08h57

Segurança Social das Forças Armadas investe na criação de gado

Segurança Social das Forças Armadas investe na criação de gado

Sexta, 24 Maio De 2024   08h36

ECOAngola lança projecto ambiental “60min ECO”

ECOAngola lança projecto ambiental “60min ECO”

Domingo, 19 Maio De 2024   08h05

Telemedicina reduz evacuações no hospital do Cuvango

Telemedicina reduz evacuações no hospital do Cuvango

Domingo, 19 Maio De 2024   07h57

Huíla declara fim da peste suína e levanta cerca sanitária à Humpata

Huíla declara fim da peste suína e levanta cerca sanitária à Humpata

Domingo, 19 Maio De 2024   07h53

Estudantes da UJES do Huambo inventam dispositivo de segurança de recém-nascidos

Estudantes da UJES do Huambo inventam dispositivo de segurança de recém-nascidos

Domingo, 19 Maio De 2024   07h50

Mais de cem alunos do Liceu Eiffel beneficiam de bolsas externas no Cunene

Mais de cem alunos do Liceu Eiffel beneficiam de bolsas externas no Cunene

Domingo, 19 Maio De 2024   07h47

Sector da Saúde vai admitir mais de 900 profissionais no Cuanza-Sul

Sector da Saúde vai admitir mais de 900 profissionais no Cuanza-Sul

Domingo, 19 Maio De 2024   07h43

Vila do Calai (Cuando Cubango) celebra 62 anos com foco no turismo transfronteiriço

Vila do Calai (Cuando Cubango) celebra 62 anos com foco no turismo transfronteiriço

Domingo, 19 Maio De 2024   07h38


Notícias de Interesse

João Lourenço conversa com Azali Assoumani

Domingo, 26 Maio De 2024   15h26

Trajectória política da União das Comores

Domingo, 26 Maio De 2024   08h36

Comores - uma ilha perfumada

Domingo, 26 Maio De 2024   07h59

+