Lubango – A 7ª Bolsa Internacional do Turismo (BITUR), que a cidade do Lubango, capital da Huíla, acolheu, recomendou hoje, sábado, a necessidade de todos os ministérios fazerem parte da estratégia nacional de desenvolvimento do turismo nacional, para que a acção seja mais harmoniosa.
Segundo o comunicado final do encontro que decorreu de quinta-feira a hoje, sábado, chegado à ANGOP, só observando esse pressuposto se desenvolverá um destino turístico competitivo e de classe mundial em Angola.
Pela característica transversal que o sector do turismo apresenta, lê-se no comunicado, o seu desenvolvimento carece da inclusão de todos os departamentos ministeriais, assim como dos diferentes actores, incluindo o sector privado, os académicos e o cidadão, a fim de desenvolver acções de maneira concertada.
A BITUR da Huíla recomendou, ainda, ajustes aos planos de desenvolvimento estratégicos e aos instrumentos de ordenamento turístico, com vista a acautelar o desenvolvimento estruturado da oferta turística.
A aposta na formação técnico profissional e numa capacitação abrangente a todos os agentes da cadeia de acolhimento deve, segundo os participantes, ser encarada pelo Estado como “sua principal missão”, sem prejuízo da intervenção do sector privado ou da sua implementação, por via da parceria público-privada.
Por outro lado, consideram que a criação de produtos turísticos deve partir das particularidades locais, permitindo a valorização da cultura e a preservação das características da fauna e da flora, permitindo deste modo, a apresentação aos visitantes do destino experiências únicas e memoráveis.
As medidas de incentivos fiscais, a actualização do quadro jurídico-legal deve continuar a merecer a atenção do Estado, no sentido de remover todas as barreiras que minam o “bom” ambiente de negócios e atrasam o desenvolvimento da actividade turística, alertaram os participantes.
A BITUR defendeu, igualmente, a necessidade de criação de mecanismo de financiamento ao sector, pois “é fundamental” para impulsionar iniciativas inovadoras de micro, pequenas e médias empresas, como demonstraram as experiências dos países convidados ao evento.
Nessa conformidade, os técnicos exortaram para a necessidade de criação de uma taxa turística, um mecanismo importante que garanta o financiamento da promoção da imagem do país, assim como de outras acções estruturantes para o desenvolvimento do sector.
Preço de bilhetes da TAAG inibe turismo interno
O papel da TAAG na promoção da imagem do nosso país é considerado crucial, tendo sido destacado a necessidade de, junto do Ministério do Turismo, definir estratégias conjuntas no sentido melhor promover o destino e a “Marca Angola”.
Todavia, os preços dos bilhetes de passagem praticados e a qualidade do serviço prestado pela Companhia de Bandeira foram considerados inibidores ao fomento do turismo interno e a competitividade da companhia no mercado global.
A cooperação e a coordenação entre o Estado e o sector privado, particularmente, por via das associações do sector turismo é, conforme os participantes, “vital” para o desenvolvimento de acções concretas, para a dinamização da actividade turística, enquanto segmento do sector produtivo.
Apontaram, igualmente que a melhoria das condições das estradas, assim como o aumento da rede ferroviária são importantes, uma vez que, constituem factores “decisivos” para o aumento dos fluxos de turistas para locais e atractivos.
“Acreditamos que ao abraçar estas directrizes, Angola está no caminho certo para se tornar um destino turístico de excelência, contribuindo significativamente para a diversificação económica”, lê-se no comunicado final.
A 7ª Edição da Bolsa Internacional de Turismo de Angola BITUR-2024, decorreu na província da Huíla, entre os dias 02 a 04 de Maio, sob o Lema “O Turismo como factor determinante para diversificação da economia”.
O destaque foi a realização do Fórum de Turismo, realizado à margem da BITUR 2024, que reuniu líderes, profissionais, académicos, empresários, estudantes e outros actores, cujo papel no desenvolvimento do turismo é fundamental, para compartilhar ideias e experiências, com vista a fazer face aos desafios e às oportunidades que caracterizam o turismo em Angola. MS