Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » África

23 Agosto de 2019 | 13h17 - Actualizado em 23 Agosto de 2019 | 16h37

PR de Cabo Verde quer transformar CPLP em comunidade de pessoas

São Paulo - O Presidente de Cabo Verde, Jorge Carlos Fonseca, disse numa visita ao Brasil que trabalha para que a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) avance para se tornar mais numa comunidade de pessoas do que de Estados, informou a Lusa.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Jorge Carlos Fonseca - Presidente de Cabo Verde (Foto arquivo)

Foto: Pedro Parente

"No quadro da CPLP, a que temos a assumida honra de presidir até Julho do próximo ano, pretendemos continuar a desenvolver todos os sócios no sentido de fazer cada vez mais da CPLP uma comunidade mais de pessoas, de cidadãos, do que de Estados", disse o Presidente cabo-verdiano.

O chefe de Estado de Cabo Verde recebeu, quarta-feira, o título de doutor honoris causa, em reconhecimento do seu percurso político, pela Universidade Federal de Ouro Preto.

"Acreditamos que podemos juntamente com o Brasil e os demais membros da nossa comunidade prestar contribuição importante para os nossos povos", disse Jorge Carlos Fonseca.

No discurso de agradecimento, o Presidente de Cabo Verde reconheceu estar honrado com a distinção e mencionou que a sua carreira académica antecedeu a política, já que trabalhou na Universidade de Lisboa, numa universidade de Macau e também fundou uma instituição de ensino superior no seu país.

Jorge Carlos Fonseca também citou factos peculiares das relações entre Cabo Verde e Brasil, lembrando a existência de um partido pro-brasil em Cabo Verde que, na época da independência, juntou um grupo de liberais que propunha a separação de Cabo Verde de Portugal e sua associação ao Brasil.

O chefe de Estado recordou as ligações históricas entre os dois países, notando que muitas produções agrícolas levadas pelos portugueses para o Brasil foram testadas em Cabo Verde, que terá sido uma espécie de incubadora de produtos, nomeadamente a cana-de-açúcar.

"Cabo Verde edificou uma sociedade aberta e tolerante, uma democracia estável e que situado numa região caracterizada por acentuada instabilidade política e militar, com importantes actividades terroristas, teima em ser um oásis de paz e de concórdia ao serviço da liberdade na África e no mundo", referiu.

A cerimónia que outorgou o título de doutor honoris causa ao Presidente cabo-verdiano coincidiu com a data em que a Universidade Federal de Ouro Preto completou 50 anos de fundação.

O músico brasileiro Chico Buarque também foi agraciado com o título de doutor honoris causa na mesma ocasião.

A CPLP é constituída por Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Portugal, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.

Assuntos Cabo Verde  

Leia também
  • 22/08/2019 17:25:37

    Bancos cabo-verdianos alertam para tentativa de 'phishing' com email falso

    Praia - Bancos comerciais cabo-verdianos alertaram hoje para uma tentativa de "phishing" através recurso a email falso, solicitando actualização de dados pessoais, e recomendaram os clientes a não fornecer quaisquer dados bancários via correio electrónico, telefone, SMS ou redes sociais.

  • 21/08/2019 17:51:31

    Cabo Verde: PAICV descarta divisão com candidatura de José Sanches

    Praia - O secretário-geral do PAICV disse hoje que o maior partido da oposição cabo-verdiana não está dividido com a candidatura de José Sanches às próximas eleições internas para a presidência, onde vai concorrer com a actual líder Janira Hopffer Almada.

  • 21/08/2019 17:31:38

    Cabo Verde Airlines inicia ligações a Lagos em Dezembro

    Praia - A companhia aérea Cabo Verde Airlines (CVA) anunciou que vai começar a voar para Lagos, na Nigéria, a partir de 09 de Dezembro, com ligações cinco vezes por semana através de um Boeing 757.