Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » África

26 Março de 2020 | 15h22 - Actualizado em 26 Março de 2020 | 15h22

Covid-19: Governo cabo-verdiano pede declaração de situação de emergência

Praia - O primeiro-ministro de Cabo Verde, Ulisses Correia e Silva, defendeu hoje que seja declarada de imediato a situação de emergência no país, possibilidade que já foi discutida esta manhã com o Presidente da República, Jorge Carlos Fonseca, anuncia a Lusa.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Numa mensagem ao país, o primeiro-ministro confirmou a reunião com o chefe de Estado e revelou que o Presidente “pondera seriamente a possibilidade de declaração de situação de emergência constitucional” em Cabo Verde.

Tal declaração, afirmou, “irá permitir ao Governo reforçar as medidas de prevenção, nomeadamente a obrigatoriedade legal de as pessoas permanecerem em casa e o encerramento de serviços e empresa privadas, e a obrigatoriedade acrescida de dever de colaboração de todas as entidades com as autoridades sanitárias e de protecção civil”.

“O Governo é favorável à declaração de situação de emergência porque dá ao Governo instrumentos adicionais e reforçados de intervenção e sugere que seja feita de imediato para permitir uma eficácia da execução das medidas em curso”, afirmou Ulisses Correia e Silva.

O primeiro caso confirmado de covid-19 no arquipélago surgiu há uma semana, na ilha da Boa Vista.

Tratou-se de um cidadão inglês, de 62 anos, que acabou por morrer esta semana.

Na mesma ilha, que entretanto foi isolada do restante arquipélago, foram confirmados mais dois casos, também turistas estrangeiros, e já esta semana confirmado o primeiro caso na cidade da Praia, ilha de Santiago.

A partir da meia-noite de hoje, e pelo menos até 17 de Abril, são suspensas todas as ligações aéreas e marítimas interilhas, com excepção dos navios que transportam mercadorias, conforme anúncio feito ao país pelo chefe do Governo.

“É agora que temos que ganhar esta guerra. Ganharemos esta guerra com o reforço das medidas preventivas mais duras, mas também com o aumento rápido da consciência social dos cidadãos”, afirmou Ulisses Correia e Silva.

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já infectou mais 480 mil pessoas em todo o mundo, das quais morreram perto de 22.000.

O continente africano registou até hoje 73 mortes devido ao novo coronavírus, ultrapassando os 2.700 casos, em 46 países.

Assuntos Cabo Verde  

Leia também
  • 24/03/2020 12:27:08

    Covid-19: Cabo Verde anuncia primeira morte

    Praia - Um turista inglês de 62 anos é a primeira vítima mortal da covid-19 em Cabo Verde, anunciou hoje o ministro da Saúde cabo-verdiano, Arlindo do Rosário, tratando-se daquele que foi o primeiro caso da doença detectado no arquipélago.

  • 24/03/2020 09:19:57

    Covid-19: Duas cabo-verdianas entre os mortos em França, diz PR de Cabo Verde

    Praia - O Presidente da República de Cabo Verde, Jorge Carlos Fonseca, confirmou segunda-feira que duas cabo-verdianas morreram em França, vítimas do novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, anuncia a Lusa.

  • 23/03/2020 15:56:07

    Covid-19: Repatriamento de cabo-verdianos começa hoje

    Praia - Os cabo-verdianos retidos em Portugal, no Brasil e nos Estados Unidos começam hoje a ser repatriados para Cabo Verde em voos fretados pelo Estado, anunciou o Governo, que prevê até quarta-feira o repatriamento dos turistas estrangeiros no arquipélago.