Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Ambiente

17 Dezembro de 2019 | 18h42 - Actualizado em 17 Dezembro de 2019 | 18h42

Angola com novas de áreas de conservação

Luanda - A Floresta da Cumbira, na província do Cuanza Sul, Serra do Pingano (Uíge) e Lagoa do Carumbo, na Lunda Norte, podem ganhar o estatuto de áreas de conservação, anunciou, nesta terça-feira em Luanda, o director-geral do Instituto Nacional da Biodiversidade e Áreas de Conservação (INBAC), Aristofanes Pontes.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

1 / 1

Director-geral do Instituto Nacional da Biodiversidade e Áreas de Conservação, Aristofanes Pontes

Foto: Nelson Malamba

Falando à imprensa à margem do Primeiro Fórum das Comunidades do Parque Nacional da Quiçama, o responsável afirmou que essas áreas surgem no âmbito do projecto de expansão e fortalecimento das áreas de conservação a nível do país.

Sublinhou que estas áreas surgem no âmbito do compromisso assumido a nível internacional em aumentar as áreas de conservação e atingir 27 por cento do território nacional como área de conservação.

O país apresenta uma área de conservação terrestre de 13 por cento e 10 por cento de área de conservação marinha.

Os projectos resultam da cooperação entre o Ministério do Ambiente e o Fundo Global do Ambiente (GEF5) para se expandir e reabilitar as áreas protegidas em parceria com o PNUD.  

Os projectos com a duração de cinco anos e avaliados em cinco milhões dólares tiveram inicio em 2016, visando reforçar a eficácia de gestão do sistema de áreas protegidas em Angola,  a  sua eficácia operacional e a representatividade dos ecossistemas de uma forma geral e a sustentabilidade ecológica institucional e financeira.

O projecto está dividido em duas componentes: expansão do sistema de áreas protegidas e fortalecimento do sistema de áreas protegidas.

Áreas de conservação podem ser parques nacionais, reservas ou outras categorias.

O  encontro abordou a gestão do Parque da Quiçama e as comunidades circundante, que necessita de  estar inserida e conhecer os procedimentos de gestão dos parques.

A sensibilização e mobilização foram igualmente abordadas no encontro como forma de persuadir as comunidades quanto as queimadas, abate de animais, colaborar com fiscalização.

Assuntos Angola  

Leia também
  • 14/12/2019 16:22:41

    Estado do mar

    Luanda - O Instituto Nacional de Meteorologia e Geofísica (INAMET) prevê, até às 18h00 deste domingo (15), para as quatro regiões litorais de Angola, as seguintes condições climatéricas para a navegação marítima:

  • 14/12/2019 16:19:33

    Tempo em Angola

    Luanda - O Instituto Nacional de Meteorologia e Geofísica (INAMET) antevê até às 18h00 deste domingo (dia 15), para a região Norte do país, ocorrência de chuva forte ou aguaceiros, acompanhada, por vezes, de trovoada em alguns municípios das províncias do Uíge, Cuanza Sul, Cuanza Norte, Malanje, Lunda Norte e Lunda Sul.

  • 13/11/2019 18:05:23

    Especialista quer investigação científica dos solos

    Luanda - O investigador angolano Domingos Bongue advogou, nesta quarta-feira, em Luanda, a necessidade da implementação de programas de investigação científica dos solos agrícolas do país, para um maior aproveitamento.