Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Ambiente

17 Junho de 2019 | 16h26 - Actualizado em 17 Junho de 2019 | 16h26

Cunene necessita de polígonos florestais

Ondjiva- A necessidade de criação de polígonos florestais para mitigar os efeitos seca na província do Cunene foi defendida hoje, segunda-feira, pelo chefe do Instituto de Desenvolvimento Florestal (IDF), Dumbo Mupei.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Dumbo Mupei, chefe do Instituto de Desenvolvimento Florestal (IDF)

Foto: JOSÉ CACHIVA

Cunene é a região a sul do país fortemente atacada pela seca, onde a ocorrência de estiagem é cíclica, explicou o responsável numa entrevista à Angop a propósito do 17 de Junho, Dia Mundial de Combate à Seca e à Desertificação.

Dumbo Mupei fez saber que os polígonos florestais  têm grande utilidade, na medida em que servem de reposição da floresta e a criação de cortinas para travar fortes ventos.

Cunene conta, desde 2010, com um viveiro, localizado no município de Ombadja, 96 quilómetro de Ondjiva, que produz mudas de várias espécies de plantas, com uma produção actual de 50 mil mudas anuais.

A província do Cunene vive desde Outubro de 2018 uma seca acentuada, com 857 mil e 443 pessoas, de um total de 171.488 famílias e um milhão de cabeças de gado afectados, bem como o registo da morte de 26 mil e 267 animais, entre gado bovino, caprino e suíno.

O Dia Mundial do Combate à Seca e à Desertificação celebra-se a 17 de junho. Este dia foi instituído pela ONU em 1994 e foi celebrado pela primeira vez em 1995. Desde então comemora-se anualmente a 17 de junho.

O objectivo do Dia Mundial de Combate à Seca e à Desertificação é sensibilizar as populações e governos quanto à necessidade de cooperação mundial no que respeita à desertificação e à seca, assim como sublinhar a importância do respeito da Convenção da ONU de Combate à Desertificação nos países mais afectados pela seca e desertificação.

Assuntos Província » Cunene  

Leia também
  • 05/05/2019 17:05:04

    Cunene projecta estação meteorológica autónoma

    Ondjiva - O Governo do Cunene perspectiva nos próximos tempos construir uma Estação Meteorológica autónoma com tecnologia moderna, para monitorar em tempo real a situação climática da província.

  • 26/02/2019 13:04:27

    Mais de duzentas mil famílias vítimas da seca no Cunene

    Luanda - Duzentas e oitenta e cinco mil famílias sofrem com a seca na província do Cunene devido a falta de questões de acautelamento do clima, disse hoje, terça-feira, em Luanda, o vice-governador para os serviços técnicos e infraestruturas, Édio Gentil José.

  • 23/07/2018 10:39:47

    Produção de carvão devasta áreas florestais no Cunene

    Ondjiva - O abate indiscriminado de árvores para produção de carvão tem contribuído para devastação de áreas florestais no Cunene, afirmou o chefe da brigada provincial de Desenvolvimento Florestal, Abel Alcino Zamba.