Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Desporto

26 Fevereiro de 2020 | 18h59 - Actualizado em 27 Fevereiro de 2020 | 10h46

Luanda alberga liga de artes marciais mistas

Luanda - O combate entre o angolano Osvaldo Benedito "Black Créu" e o congolês Christivie Mputo "Van Damme" será o destaque da Liga de Artes Marciais Mistas (MMA - sigla em inglês), a disputar-se a partir das 17 horas de domingo, em Luanda.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Combate de artes marciais mistas entre angolano e congolês

Foto: Cedida

O confronto profissional conta para a categoria Médio Leve (77 Kgs).

Segundo apurou a Angop, nesta quarta-feira, de fonte organizativa, o evento terá sete desafios entre atletas não profissionais, dos quais um do sector  feminino opondo Jéssica Pereira (clube BBC) e Jenny Baptista (Cafam Jiu Jitsu), para a categoria dos +55 Kgs.

Esta 3ª edição da prova tem ainda como cartaz o confronto entre Divaldo Vicente “Fantasma”- Pedro Calembela “Shaka Zulu”, para os - 66 kgs.

Divaldo Vicente é o atleta angolano melhor posicionado na corrida ao cinturão da categoria Pena.

A arte marcial mista não é ainda uma especialidade dos desportos de combates com muitos anos de existência no país. Afirma-se que teve verdadeiramente início em 2018 e que actualmente existem perto de 50 atletas.

Trata-se de uma junção das artes marciais que incluem tanto golpes em pé, quanto técnicas de luta no chão, integrando ainda variedades de acções utilizando os punhos, cotovelos, joelhos e técnicas de imobilização.

Os praticantes são, geralmente, provenientes de outras artes de luta como judo, karaté, jiu-jitsu, boxe, taekwondó e kickboxing.

Apesar do pouco tempo de prática efectiva, a especialidade de desporto de combate já produz campeões africanos e mundiais na categoria profissional. Este ano Manel Kapé venceu, em Saitama (Japão), o Campeonato do Mundo em peso galo, ao derrotar o japonês Mikuru Asakura.

Com o triunfo, obtido no segundo round, por TKO (KO técnico), o angolano tornou-se o primeiro africano a conquistar tal título.

A ex-judoca Antónia de Fátima "Faia" conquistou em 2019 o cinturão da categoria de 61 kgs do Campeonato Internacional, disputado na cidade de Pretória, na África do Sul.

Faia precisou de apenas dois ronds dos cinco previstos para derrotar a sul-africana Christine Wolmarrans, que teve de abandonar a luta por incapacidade, depois de sofrer rudes golpes.

Assuntos Futebol  

Leia também
  • 27/02/2020 04:31:02

    Liga dos campeões: Lyon trava Juventus

    Madri - O Lyon recebeu e venceu a Juventus por 1-0, na primeira mão dos oitavos de final da Liga dos Campeões, Anthony Lopes foi titular no conjunto da casa, com Cristiano Ronaldo a liderar o ataque italiano.

  • 27/02/2020 04:18:58

    Liga dos campeões: Manchester City vence Real Madrid

    Madri - O Manchester City aproximou-se dos quartos-de-final da Liga dos Campeões ao vencer o Real Madrid, por 2-1, em pleno Santiago Bernabéu, nesta quarta-feira, em jogo da primeira "mão" dos oitavas-de final.

  • 27/02/2020 00:35:43

    "Vamos lutar para os quatro primeiros lugares" - Roque Sapiri

    Luanda - O técnico do Sagrada Esperança, Roque Sapiri, afirmou nesta quarta-feira, em Luanda, que a sua equipa vai lutar para, no mínimo, ficar entre os quatro primeiros classificados do Campeonato Nacional de futebol da primeira divisão (Girabola2019/20).

  • 27/02/2020 00:21:52

    Girabola: Ansiedade esteve na base da derrota - Ivo Traça

    Luanda - O técnico adjunto do 1º de Agosto, Ivo Traça, afirmou na quarta-feira, em Luanda, que ansiedade de chegar a liderança esteve na base da derrota da equipa que lidera, por 1-2, diante do Sagrada Esperança, na partida de acerto a 18ª jornada do campeonato nacional de futebol da primeira divisão (Girabola2019/20).