Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Economia

16 Outubro de 2016 | 14h44 - Actualizado em 16 Outubro de 2016 | 14h46

Lunda Norte: Província possui 10 projectos de exploração industrial de diamantes

Dundo - A provincia da Lunda Norte conta neste momento com dez projectos de exploração industrial de diamantes que empregam três mil 334 trabalhadores, com benefícios sociais consideráveis, informou neste sábado o director provincial da Geologia e Minas da Lunda Norte, Silvestre Chileca.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

O responsável informava os jovens do município do Tchitato sobre as políticas do estado tendentes a criação de postos de trabalho para a juventude, durante um almoço conferência promovido pela administração municipal.

Silvestre Chileca fez saber igualmente que no âmbito da política do Executivo virada para o combate à fome e pobreza no seio da população o governo aprovou uma lei que consagra a exploração artesanal e semi-industrial.

Na base dessa lei, avançou, a Endiama concedeu 301 senhas mineiras aos cidadãos nacionais constituídos em quatro cooperativas viradas para actividade de exploração artesanal e semi-industrial dos diamantes com dois mil 434 trabalhadores jovens.

“A exploração artesanal de diamantes é cedida aos cidadãos nacionais, eles criam um grupo de seis pessoas e têm direito de um hectare de terreno para trabalhar”, esclareceu.

Referiu que o desenvolvimento da actividade e a própria dinâmica do processo do desenvolvimento do país a tendência é de criar oportunidades para aumentar a capacidade financeira e de compra.

O administrador municipal do Tchitato, Alberto Muquendi, promotor da iniciativa, sublinhou a importância do encontro visando aproximação dos jovens de distintos extractos sociais e responsáveis a vários níveis.

Disse igualmente que esta iniciativa  visa juntar  jovens com o objectivo de serem informados pelas entidades competentes  dos projectos levados a cabo na província e no município visando melhorar as condições sociais da população. .

Prestigiaram com a sua presença o governador da província, Ernesto Muangala, vice-governadores, representantes eclesiásticas, autoridades tradicionais e forças de defesa e segurança. 

Assuntos Economia  

Leia também
  • 05/02/2019 19:14:15

    Angola quer ajuda francesa para edificar economia forte

    Luanda - O Executivo angolano está a contar com ajuda do Governo francês para a edificação no País de uma economia forte, menos dependente do petróleo, competitiva e capaz de gerar prosperidade.

  • 04/02/2019 12:48:02

    Luanda acolhe Fórum Empresarial França-Angola

    Luanda - Um Fórum Empresarial França-Angola, que contará com a participação de uma comitiva de representantes de grandes empresas francesas do Movimento de Empresários Francês (MEDEF), será realizado na próxima terça-feira (5), em Luanda.

  • 02/02/2019 07:25:27

    Metas do Prodesi passam por financiamento bancário

    Luanda - Os bancos comerciais terão papel fundamental, através da disponibilização do crédito, nos projectos do Programa de Apoio à produção, diversificação das exportações e substituição das importações "PRODESI", argumentaram economistas ouvidos pela Angop.

  • 02/02/2019 06:20:13

    Economistas consideram oportuna revisão do OGE/2019

    Luanda - O economista Lopes Paulo considerou nesta quinta-feira, em Luanda, um imperativo a revisão em baixa do Orçamento Geral do Estado (OGE/2019), com preço referência do barril de petróleo a situar-se entre 50 a 55 dólares.