Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Economia

30 Janeiro de 2019 | 12h33 - Actualizado em 30 Janeiro de 2019 | 12h31

Pequenas indústrias licenciadas nos municípios

Luanda - As indústrias das classes três e quatro, como pequenas padarias, moagens, alfaiatarias, sapatarias e carpintarias, serão a partir de agora licenciadas nos municípios no âmbito do processo da descentralização administrativa em curso no país.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Para o efeito, começou hoje em Luanda um seminário de formação de quadros que vão actuar no processo de descentralização e desconcentração de competências co-organizado pelo Governo de Luanda (GPL) e o Ministério de Indústria.

Na prática, o Ministério da Indústria ficará com a responsabilidade de licenciar apenas as unidades industriais das classes um e dois (grandes e médias) e as acções inspectivas desta mesma classe.

Depois de Luanda, o processo de formação segue-se nas províncias do Bengo, Cuanza Sul e Norte, Malanje, Huíla, Huambo, Cabinda, Benguela e Namibe e as restantes a obedecer um calendário previamente estabelecido, segundo a directora nacional da indústria, Olga Afonso.

Esse processo de desconcentração e descentralização administrativa começou no dia 29 de Outubro 2018, com a transferência de competências e recursos para as administrações locais, no quadro da preparação das primeiras eleições autárquicas em Angola, antes de 2022.

O Governo angolano já apontou o objectivo de descentralizar competências para a administração local, nomeadamente na gestão dos sectores da Educação, da Saúde e da conservação e manutenção de estradas.

O seminário que decorre na sede do Governo da Província de Luanda visa capacitar técnicos afectos ao poder local sobre matérias que o Ministério de Indústria transferiu aos governos provinciais, como o licenciamento industrial, actividade inspectiva, recolha de dados de produção industrial e a emissão da declaração de exclusividade.


 

Assuntos Industrias  

Leia também
  • 01/02/2019 16:18:28

    Angola terá centro industrial tecnológico

    Luanda - Um Centro Industrial de Tecnologia Avançada (CITAV), avaliado em USD 34 milhões, começa a ser construído a partir do mês de Abril próximo, na Zona Económica Especial Luanda/Bengo, anunciou hoje o director do Instituto Nacional de Inovação e Tecnologias Industriais (Initi), José de Paula.

  • 31/01/2019 16:32:02

    Universitários em seminário sobre gestão industrial

    Luanda - O Ministério da Indústria, através do Instituto Nacional de Inovação e Tecnologias Indústrias (INITI) realiza sexta-feira, na Universidade Gregório Semedo, em Luanda, um seminário sob lema “Boas Práticas para Gestão da Produção da Qualidade Industrial e Solução Financeira Adaptadas às Necessidades dos Industriais.

  • 08/01/2019 15:46:19

    Grupo Webcor adquire Lactiangol por USD 30 milhões

    Luanda - A Lactiangol, principal unidade industrial de lacticínios de Angola, foi adquirida recentemente pelo grupo Webcor, num negócio avaliado em 30 milhões de dólares norte-americanos, soube hoje a Angop.