Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Economia

20 Março de 2019 | 12h03 - Actualizado em 20 Março de 2019 | 12h03

Doenças matam 75 bovinos na Huíla

Matala - Pelo menos 75 cabeças de gado bovino morreram de Janeiro a Março do ano em curso, na comuna do Mulondo, município da Matala, na Huíla, mais dez em relação ao igual período anterior, vítimas de doenças provocadas pela falta de vacinação.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Gado bovino

Foto: Estevão Manuel

Dentre as enfermidades a dizimar o gado estão o carbúnculo hemático e sintomático, dermatite nodular e peripneumonia contagiosa.

O facto foi dado a conhecer pelo soba grande da comuna, Mifingua Mupinga, referindo que os animais morreram porque há três anos que a comuna não vacina os animais, aliada a carência de medicamentos a nível do sector na província.

Fez saber que os criadores de gado na comuna já prepararam os tanques banheiros e mangas de vacinação por orientação da direcção municipal da agricultura, mas até ao momento não há nenhuma informação sobre a chegada dos medicamentos.

Por sua vez, o director municipal da agricultura na Matala, Pedro Conde, em entrevista à Angop, disse que as condições logísticas para vacinar os animais deviam já chegar a Matala para começar com os trabalhos no passado dia seis de Fevereiro, mas até aqui não chegaram, por razões que o ministério diz serem de ordem técnica.

Pedro Conde assegurou que ao nível local as condições já estão criadas. Foram constituídas sete brigadas constituídas a nível das quatro comunas que compõem o município, com 19 técnicos para vacinar mais 125 mil cabeças de gado bovino. Faltam apenasas vacinas.

Há três anos não se efectua uma campanha de vacinação por dificuldades financeiras, já que a aquisição das vacinas apesar de ser feita localmente, os valores são disponibilizados pelo Ministério da Agricultura e Florestas, o que não aconteceu nesse período.

O responsável fez saber que o trabalho de sensibilização no sentido dos criadores aderirem à campanha de vacinação já está a ser feito nas quatro comunas que compõe o município da Matala.

A comuna do Mulondo dista a 105 quilómetros a sul do município da Matala e tem uma população estimada em mais de 70 mil habitantes.

Leia também
  • 19/03/2019 17:36:21

    Huíla regista produtores para ajudá-los a vender

    Matala - O gabinete provincial de desenvolvimento económico integrado da Huíla prevê cadastrar, até Outubro deste ano, mais de 50 mil produtores de bens e serviços da província, para ajudá-los a divulgar a produção por via do Programa de apoio à Produção, Diversificação das Exportações e Substituição das Importações (Prodesi).

  • 14/03/2019 18:13:15

    Incêndio destrói dois armazéns na Huíla

    Lubango - Dois armazéns do estabelecimento comercial "Nossa Casa" do grupo Ango Mart foram totalmente destruídos por um incêndio de grandes proporções, presumivelmente provocado por um curto-circuito, segundo o corpo de bombeiros.

  • 14/03/2019 17:34:55

    Receitas fiscais registam redução na Huíla

    Lubango - Mil milhões, 889 milhões, 864 mil e 074 kwanzas é o valor arrecadado pela delegação provincial da Huíla das Finanças, como resultado de cobranças de diversos impostos tributários nos meses de Janeiro e Fevereiro deste ano, informou hoje, no Lubango, o delegado local do sector, Osvaldo Teixeira.