Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Economia

29 Maio de 2019 | 19h55 - Actualizado em 29 Maio de 2019 | 19h55

FIB com mais de 400 cabeças de gado para leilão

Benguela - A Feira Internacional de Benguela (FIB), aberta nesta quarta-feira, pelo governador provincial, Rui Falcão, conta pela primeira vez com uma exposição de gado bovino para leilão, com a participação de 36 criadores provenientes de igual número de fazendas da província.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Benguela: gado expostos na FIB

Foto: Rosário Miranda

Segundo o presidente do grupo Eventos Arena (entidade organizadora), Bruno Albernaz, que falava à Angop, a presença do gado nesta nona edição constitui uma inovação que visa dar a conhecer o potencial de Benguela no que toca a criação animal.

Por seu lado, o coordenador da Cooperativa de Criadores de Gado de Benguela (CCGB), Fernando Assis, disse que a exposição integra mais de 400 cabeças bovinas, das quais se destacam raças como a “bramhan”, “Nelor”, “simbra” e “boer goof”.

Fernando Assis apontou igualmente a presença de cabritos e ovelhas, bem como alguns cruzamentos de raças importadas com as tradicionais de Benguela, utilizando-se a genética mais avançada.

Estão representadas nesta nona edição da Feira Internacional de Benguela, que vai contar igualmente com uma jornada técnica cientifica de bovinicultura, fazendas como a “VM” e “AJP Tchivela”, entre tantas outras.

 A FIB (Feira Internacional de Benguela ) é um evento multissectorial de exposição e de negócios que junta anualmente homens de negócios da região centro e sul do país.

Uma nota de imprensa distribuída nesta quarta-feira à Angop, indica a inauguração da 1ª exposição da CCGB, seguindo-se a 30 de Maio um concurso gastronómico – carne de bovina – de diferentes raças, uma demonstração de equitação e visitas de alunos de diferentes escolas do ensino primário.

Para 31 de Maio está prevista a realização das primeiras jornadas técnico-científicas de bovinicultura de carne, seguindo-se a 1 de Junho uma réplica do concurso gastronómico de carne de bovina.

A FIB é um evento que se realiza anualmente por ocasião das festas da cidade de Benguela (17 de Maio) e tem reforçado o seu importante papel enquanto plataforma de referência no estabelecimento de contactos, criação de negócios e dinamização de iniciativas que potenciam e estimulam a competitividade e o desenvolvimento da província de Benguela.

Leia também
  • 29/05/2019 19:51:06

    Governador incentiva empresários a trabalharem em prol de Benguela

    Benguela - O governador provincial de Benguela, Rui Falcão, incentivou, esta quarta-feira, os empresários nacionais a continuarem a trabalhar, dando o melhor de si para estimular o negócio e a economia local.

  • 28/05/2019 18:01:10

    Mais de 100 expositores inscritos na Feira Internacional de Benguela

    Benguela - Cento e cinquenta expositores de vários segmentos, empresarial e industrial, devem participar da 9ª edição da Feira Internacional de Benguela, a decorrer de 29 de Maio a 01 de Junho do corrente, no Estádio de Ombaka, apurou hoje, terça-feira, a Angop, junto da organização.

  • 24/05/2019 20:15:20

    Benguela já recebe energia de Cambambe

    Benguela - A província de Benguela está interligada desde o dia 22 de Maio corrente ao sistema eléctrico norte (Cambambe e Laúca), deixando desta forma de se utilizar os grupos geradores da Kileva para o fornecimento de energia, anunciou hoje, sexta-feira, o governador local, Rui Falcão.