Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Economia

30 Maio de 2019 | 19h37 - Actualizado em 30 Maio de 2019 | 19h36

Produtos manufacturados da Huíla esgotam no 1º dia da FIB

Benguela - A província da Huíla, que participa de modo institucional pela primeira vez na Feira Internacional de Benguela (FIB), esgotou no primeiro dia do evento os seus produtos de origem agrícola, manufacturados na cidade do Lubango, informou à Angop, nesta quinta-feira, o coordenador do stand, Adalberto Chiquete.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Mel nacional (arquivo)

Foto: BARTOLOMEU DO NASCIMENTO

Sem avançar as quantidades comercializadas, Adalberto Chiquete, que é igualmente assessor económico do governo da Huíla, disse tratar-se de diversos tipos de compotas (manga e goiaba), frutas e mel, tendo sido já encomendado às empresas produtoras o reabastecimento.

A província, acrescentou, tem nesta 9ª edição uma participação composta pelo governo local e o sector empresarial privado, destacando-se seis unidades produtivas das áreas industrial, comercial, agrícola e turística. 

Informou que, nesta 9ª edição, a Huíla está igualmente a promover, no ramo turístico, as potencialidades da região sul, nomeadamente das províncias do Namibe, Cunene e até do Cuando Cubango, como um bloco integrado.

Em relação as pedras preciosas, que é o seu forte, nomeadamente o mármore e pedras diversas para calçadas, apontou a presença da Granisul e a Marlin, como duas unidades que, além de produzirem, apresentam uma forte capacidade de transformação, principalmente a última.

Apelou aos homens de negócios de Benguela que estejam presentes na próxima edição da Expo/Huíla, em simultâneo com a Feira do Gado, que se realiza em Agosto de cada ano, no sentido de procurarem parcerias com congéneres huilanas e estrangeiras, uma vez que esta feira foi internacionalizada.

Adalberto Chiquete informou ainda que, a 16 de Outubro próximo, a Huíla vai igualmente organizar a 2ª edição do Fórum Investe/Huíla, um evento que se dedica essencialmente a promoção e captação de investimentos, tanto nacionais, como estrangeiros, e vai contar com a presença de empresas da Namíbia, África do Sul e da Polonia, com quem têm um protocolo de cooperação.

“Nós lançamos aqui o convite, porque a província da Huíla é um grande mercado de consumo, já que conta com três milhões e trezentos mil habitantes e está servida pela linha férrea de Moçâmedes que dá acesso ao Cuando Cubango, bem como por estrada que liga à província do Cunene”, frisou.

Na mesma senda, sublinhou que, feitas as contas, a província é uma área que liga às demais da região sul, perfazendo um mercado consumidor de mais de sete milhões de habitantes.

Lembrou que, neste momento, além de ser um pólo académico de referência, a Huíla está a realizar prospecções de minas de ouro e ferro, negócios que podem interessar aos empresários de Benguela e não só, daí a presença nesta FIB da APCIL, organizadora da Expo Huíla, que está a promover os dois eventos a decorrerem no Lubango ainda este ano.

Leia também
  • 30/05/2019 13:53:19

    FIB: AGT trabalha na implementação do novo NIF

    Benguela - A Administração Geral Tributária (AGT) está a trabalhar em todo país na actualização do novo Número de Identificação Fiscal (NIF) singular, idêntico ao do Bilhete de Identidade, à luz do Decreto Executivo n.º 366/17 de 26 de Julho, informou hoje, quinta-feira, nesta cidade, o chefe do Gabinete de Apoio ao Director Regional da 4ª Região desta instituição, Heitor Lunda.

  • 29/05/2019 20:32:05

    FIB: ITA vai expandir negócios para interior da província de Benguela

    Benguela - A empresa Internet Technologies Angola (ITA) vai expandir, ainda este ano, os serviços de alojamento de dados para as instituições públicas e bancos comerciais no interior da província de Benguela, afirmou esta quarta-feira, nesta cidade, o desenvolvedor de negócios da instituição, Edson Neto.

  • 29/05/2019 19:55:07

    FIB com mais de 400 cabeças de gado para leilão

    Benguela - A Feira Internacional de Benguela (FIB), aberta nesta quarta-feira, pelo governador provincial, Rui Falcão, conta pela primeira vez com uma exposição de gado bovino para leilão, com a participação de 36 criadores provenientes de igual número de fazendas da província.