Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Economia

02 Julho de 2019 | 18h21 - Actualizado em 02 Julho de 2019 | 18h21

Sobe número de empresas licenciadas pelo BUE

Lubango - Trezentas e 56 empresas de diversos ramos da actividade comercial foram licenciadas durante o primeiro semestre do ano em curso, pelo Balcão Único do Empreendedor (BUE), na província da Huíla, facilitando o surgimento de micro e pequenas empresas.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Em declarações à Angop, hoje, terça-feira no Lubango, o coordenador da instituição da província, Pedro Alves Augusto Inácio, informou que em relação ao período homólogo do ano passado se registou um aumento de 102 empresas.

Pedro Inácio disse que o licenciamento das empresas visa apoiar os empreendedores no desenvolvimento das suas actividades comerciais, de modo a garantir a legalização das mesmas, gratuitamente.

O responsável referiu que as 356 constituídas, igual número de empresas licenciadas, actuam nas áreas de comércio, prestação de serviços, indústria transformadora, indústria hoteleira, bem como na agricultura.

As empresas foram constituídas nos municípios do Lubango,  Humpata, Cacula, Quilengues e Cuvango, onde existe o Balcão Único do Empreendedor.

Realçou que para a constituição de uma empresa, basta que o empreendedor recorra aos seus balcões apenas com o Bilhete de Identidade, podendo o BUE cuidar de todo o resto do processo.

Explicou que no quadro das atribuições do BUE, durante os seis meses, a instituição realizou palestras de divulgação das medidas de apoio ao aumento da produção Nacional, combate aos negócios informais a luz do Ordenamento Jurídico Angolano (O papel dos balcões) e participação na Feira do Empreendedor promovida pelos Jovens Empreendedores da Huíla.

O BUE é um Serviço Público inter-orgânico, criado através do Decreto Presidencial nº 40/12 de 13 de Março, que concentra num único espaço, delegações e extensões de diversos serviços públicos intervenientes na constituição e licenciamento de micro e pequenas empresas.

Leia também
  • 02/07/2019 18:19:07

    Inadec pede à PGR suspensão imediata das obras da Jefran

    Luanda - O Instituto Nacional de Defesa do Consumidor (Inadec) solicitou uma providência cautelar não especificada à Procuradoria Geral da República (PGR) para a suspensão imediata das obras da Jefran e proibição desta celebrar contratos ou fazer qualquer transacção bancária.

  • 01/07/2019 19:39:26

    Novo secretário executivo do CNEF aponta prioridades

    Luanda - O acompanhamento da implementação do Projecto de Desenvolvimento do Sistema Financeiro (PDSF) e a execução do Plano Nacional de Inclusão Financeira (PNIF) constituem as prioridades definidas pelo novo secretário executivo do Conselho Nacional de Estabilidade Financeira (CNEF), Luzolo Adriano Neto Espírito Santo de Carvalho.

  • 01/07/2019 19:17:08

    Angola defende extensão do corte na produção de petróleo

    Luanda - O ministro dos Recursos Minerais e Petróleos, Diamantino Azevedo, disse hoje que apoia a extensão do prazo de corte na produção de petróleo, fixado pela "Opep" e "não Opep" em Dezembro de 2018, para mais nove meses, numa altura que a organização discute um alargamento entre cinco a nove meses.