20 Julho de 2019 | 09h17 - Actualizado em 20 Julho de 2019 | 09h05
Lunda Norte: Comerciantes enaltecem implementação do IVA
Dundo - Os comerciantes da província da Lunda Norte enalteceram sexta-feira, no Dundo, a implementação do Imposto sobre o Valor Acrescentado (IVA), prevista para o mês de Outubro, pelas vantagens que trará ao empresariado nacional e ao consumidor.

Envia por email
Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar


Corrigir
Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

O imposto sobre o valor acrescentado (IVA) estabelece uma taxa única de 14 porcento de imposto de importação para todos os bens, ao contrário do praticado actualmente, cuja a taxa varia de 2 a 60 porcento.
Em termos de benefícios, os produtos que tinham taxas de 40 porcento passarão a apagar apenas 14, apesar de existirem produtos na pauta aduaneira com taxas abaixo dos 10 porcento.
Este facto, segundo os agentes económicos vai permitir a redução dos custos operacionais pelo que auguram que haja rigor, transparência e fiscalização para se evitar falhas.
Afirmaram em entrevista à Angop, a margem de um workshop sobre o IVA, que a medida contribuirá ainda para o alargamento das fontes de arrecadação de receitas para o Estado, permitindo deste modo ao Estado a implementação de vários projectos sociais sem depender exclusivamente de receitas provenientes do petróleo.
O comerciante Nsimba Sebastião, disse que o maior beneficiário é a população que vai ter acesso aos produtos da cesta básica a baixo custo, uma vez que a importação dos mesmos estará mais acessível.
O operador no ramo de farmácia, Ihangica Dias, espera com expectativa e garante estar preparado para o que considerou novo desafio para todos empresários.
O workshop promovido pela Administração Geral Tributária (AGT) visou esclarecer os grandes contribuintes os objectivos da implementação do IVA e suas vantagens.
Foram abordados temas como Domicílio Fiscal e o Cumprimento das Obrigações Tributárias Locais, Regime de Facturação e Adesão de Angola a Zona de Comério Livre da SADC, entre outros.
Assuntos Província » Lunda Norte
Leia também
-
18/07/2019 16:26:38
EDA aguarda por técnicos para funcionar
Capenda Camulemba - A Estação de Desenvolvimento Agrário Regional (EDA) no município de Capenda Camulemba, 600 quilómetros da cidade do Dundo, Lunda Norte, não funciona desde a sua inauguração, em 2013, por falta de especialistas em agroquímica.
-
27/06/2019 16:49:47
Fazenda Cacanda aumenta produção de ovos
Dundo - A fazenda do projecto Cacanda vai este ano, aumentar de 15 para 25 mil aves (galinha poedeira) e de 100 para 250 cabeças do gado bovino, visando multiplicar a produção de ovo, carne e frango, soube Angop durante a visita de constatação dos deputados do grupo parlamentar do MPLA ao projecto.
- 27/06/2019 02:47:16
Primeiros ensaios da barragem do Luachimo em 2020
Dundo - Os primeiros ensaios para o funcionamento da barragem hidroeléctrica do Luachimo, cujas obras de ampliação estão em curso desde Fevereiro de 2016, acontecem no primeiro semestre de 2020.