Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Economia

22 Agosto de 2019 | 17h34 - Actualizado em 22 Agosto de 2019 | 20h14

Proposta do Imposto sobre Veículos Motorizados recolhe contribuições

Malanje - A proposta do diploma legal do Imposto sobre Veículos Motorizados (IVM) foi hoje (quinta-feira) colocado em discussão pública, pela 2ª Região Fiscal da Administração Geral Tributária (AGT), na cidade de Malanje, província com o mesmo nome.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Logotipo da Administração Geral Tributária - AGT

Foto: Divulgação

A referida proposta, elaborada em Maio deste ano, cuja implementação está prevista para 01 de Janeiro de 2020, pretende conferir mais robustez na tributação do sector não petrolífero, tendo em conta a oscilação do preço do crude no mercado internacional, bem como permitir melhor distribuição da carga fiscal entre os contribuintes.

Durante a consulta pública, o técnico do Gabinete de Estudos e Planeamento da AGT, Augusto Bémbele, disse que a elaboração do IVM resulta da realização de um diagnóstico onde se constatou muitos pontos críticos do regime da taxa de circulação em vigor desde 2005 e que urge corrigir, em consonância com o Plano de Desenvolvimento Nacional.

Esclareceu que o Imposto sobre Veículos Motorizados, em vez de tributar apenas veículos automóveis, vai estender a base tributária as aeronaves de uso particular e as embarcações de recreio, excluindo as aeronaves comerciais, para além de prever outras medidas que visam desburocratizar e reduzir os custos administrativos.

Por sua vez, o chefe da 2ª Região Tributária em exercício, Miguel Dinis, entende que a proposta do IVM vai tornar a tributação mais eficaz e eficiente, permitindo a arrecadação de mais receitas para o país.

O encontro, que contou com a participação de directores de gabinetes provinciais, efectivos da Polícia Nacional e convidados, recolheu contributos para enriquecer a versão final da aludida proposta, para posteriormente ser remetida à aprovação pela Assembleia Nacional.

Leia também
  • 22/08/2019 03:27:30

    Privatizações de empresa públicas salvaguardam empregos

    Luanda - O processo de privatizações das empresas públicas, que vigora no país desde este mês e vai até 2022, "não coloca em risco os postos de trabalho nem põe em causa a soberania das actividades do Estado", por dar maior eficiência às empresas e aumentar a renda das famílias.

  • 21/08/2019 19:34:26

    Produção de mel aumenta no Cuemba

    Cuemba - Os 382 apicultores do município do Cuemba (Bié) registaram uma produção de cerca de 800 mil litros de mel, no primeiro semestre do ano em curso, mais 298 mil em relação a igual período anterior.

  • 21/08/2019 17:40:51

    Biocom produz 65 mil toneladas de açúcar

    Malanje - Sessenta e cinco toneladas de açúcar foram produzidas no primeiro semestre deste ano, pela Fazenda Biocom, no município de Cacuso, província de Malanje, segundo disse terça-feira em conferência de imprensa o director-geral adjunto do projecto, Luís Bagorro Júnior.