Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Economia

02 Setembro de 2019 | 19h31 - Actualizado em 02 Setembro de 2019 | 19h31

Disponíveis 50 tractores para criar brigadas de mecanização agrícola

Caxito - Cinco brigadas de mecanização agrícola serão criadas ainda este ano na província do Bengo com vista a impulsionar a actividade dos camponeses.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Bengo: Tratores para mecanização agrícola

Foto: Adão João Pedro

Para a concretização da iniciativa, a província recebeu do Ministério da Agricultura 50 tractores, 50 grades e 25 charruas para a criação de cinco brigadas compostas por dez tractores cada.

Em entrevista à Angop, o director do Gabinete Provincial da Agricultura e Pescas do Bengo, Faustino Ngonga, explicou que foi aberto um processo de admissão de candidaturas para as brigadas de mecanização agrícola, que deveria terminar no final do mês de Agosto, mas foi prorrogado até 15 de Setembro.

Entre os requisitos exigidos aos candidatos à aquisição de uma Brigada de Mecanização Agrícola destaca-se a disponibilidade para contratar trabalhadores da extinta Mecanagro.

Actualmente existem duas Brigada de Mecanização Agrícola na localidade da Kissomeira, município do Dande, uma com oito e outra com sete tractores.

Em 2018 foram preparados 125 mil 560 hectares para a agricultura na província e, segundo o director do Gabinete Provincial da Agricultura e Pescas do Bengo, grande parte foi feita de forma manual, visto ser predominante a agricultura familiar nesta região do país.

Pretende-se com a introdução da mecanização agrícola impulsionar a actividade dos camponeses, uma vez que o produtor poderá extrair o máximo proveito do seu trabalho, com menor esforço.

Actualmente estão controladas 155 associações de camponeses e 118 cooperativas agrícolas na província do Bengo.

No ano agrícola 2017/2018 foram produzidos na província do Bengo seiscentos e 95 mil e 334 toneladas de produtos diversos, um aumento de 61 mil toneladas em relação à campanha anterior, resultado dos instrumentos de trabalho distribuídos aos camponeses.

Assuntos Província » Bengo  

Leia também
  • 02/09/2019 16:13:28

    Novos autocarros para serviços públicos

    Caxito - Dez novos autocarros, entregues pelo Ministério dos Transportes, estão disponíveis aos operadores privados da província do Bengo para a sua exploração, deu a conhecer hoje o director do Gabinete Provincial dos Transporte, Tráfego e Mobilidade Urbana do Bengo, Cândido da Costa Cadifete.

  • 30/08/2019 17:54:15

    IRCCOP controla mais de duas mil empresas de construção civil no país

    Caxito- Duas mil 542 empresas do ramo da construção civil, fiscalização e projecção de obras no país, estão controladas pelo Instituto Regulador da Construção Civil e Obras Públicas (IRCCOP), informou o director- geral- adjunto da instituição, Baltazar Oliveira.

  • 30/08/2019 17:03:44

    Falta de equipamentos agrícolas preocupa camponeses

    Caxito - A falta de máquinas agrícolas, enxadas, catanas e outros instrumentos de trabalho para o aumento da produção no município do Dande, província do Bengo, constituem as principais preocupações dos camponeses desta região.