Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Economia

21 Setembro de 2019 | 00h06 - Actualizado em 21 Setembro de 2019 | 00h06

Encontro sobre privatizações, destaque da semana

Luanda - A realização do seminário metodológico sobre a alienação de activos do Estado, um encontro que contou com a participação de membros da Comissão Nacional Interministerial para a Implementação do Programa de Privatizações (Propriv) e potenciais investidores, constituiu destaque da semana.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Na cerimónia de abertura, o ministro de Estado para Coordenação Económica, Manuel Nunes Júnior, reiterou haver transparência no programa de privatizações dos activos do Estado, um processo cujo objectivo é aumentar a eficiência e competitividade das empresas nacionais.

Por seu turno, a secretária de Estado das Finanças e do Tesouro, Vera Daves de Sousa, avançou que o grupo técnico do Programa de Privatizações (Propriv) pretende financiar as suas actividades com 15 % dos recursos financeiros das vendas de empresas e activos do Estado, a fim de reduzir ou dispensar as dotações provenientes do Orçamento Geral do Estado (OGE).

No âmbito deste processo, foi anunciada a venda, ainda este ano, via concurso público, da maior empresa do ramo de seguros do país - ENSA, criada em 1978.

À semelhança da ENSA, uma das empresas de referência do país, o Estado vai vender, também, este ano, das suas acções ou participações nas cervejeiras Cuca, N'gola e Nocal, onde detém mais ou menos 1% em cada uma delas, anunciou o coordenador Adjunto do grupo técnico das Comissões Internacional para Implementação de programas de privatização, Patrício Vilar.

A semana ficou igualmente marcada pela assinatura de dois memorandos de entendimento que abre caminho para Angola e os Emirados Árabes Unidos (EAU) cooperarem em projectos do sector agrícola, com destaque para o cultivo de cereais como o milho e soja, bem como a criação de aves.

O primeiro memorando tem como foco a criação de uma fábrica de produção de equipamentos de mecanização agrícola, a ser instalada na Zona Especial Económica, (ZEE) no município de Viana, província de Luanda e o segundo visa a criação de uma fazenda para o cultivo de milho, soja e criação de aves na província do Cuanza Sul, de acordo com o ministro da Agricultura e Florestas, António Francisco de Assis.

A área económica destacou igualmente o facto de a Unidade de Gestão da Dívida (UGD) registar, durante o primeiro semestre deste ano, uma diminuição na emissão de títulos de dívida pública em 25,92% em relação ao segundo semestre de 2018.

De acordo com o relatório do primeiro semestre da Comissão de Mercados de Capitais (CMC), a que Angop teve acesso, no período em análise, a UGD emitiu títulos de tesouro no valor de 503,01 mil milhões de kwanzas. Deste valor, 364,58 mil milhões de kwanzas correspondem a bilhetes do tesouro (BT) e 138,42 mil milhões a obrigações de tesouro (OT).

Relativamente ao mercado secundário, sob gestão da Bolsa de Valores da Dívida de  Angola (Bodiva), registou-se uma diminuição no volume de transacções de cerca de 1,82%, fixando-se no final do período em análise em 427,07 mil milhões de kwanzas.

Nesta semana, esteve em destaque, que o Banco de Fomento Angola (BFA) assinou na cidade do Cairo, o acordo de integração no Trade Facilitation programme (AFTRAF) do Afreximbank, com uma linha de crédito, inicial, no valor de cinquenta (50) milhões de dólares americanos.


 

Assuntos Resenha  

Leia também
  • 14/09/2019 02:05:50

    Venda de fábricas por USD 16 milhões, destaque da semana

    Luanda - A venda pelo Estado a privados de cincos unidades fabris na Zona Económica Especial (ZEE), processo que permitiu a arrecadação de USD 16 milhões, constitui destaque da semana que hoje termina.

  • 07/09/2019 06:15:29

    Licitação de blocos petrolíferos, destaque da semana

    Luanda - A licitação de dez blocos petrolíferos das bacias marítimas nas províncias de Benguela e Namibe, com reservas estimadas em sete biliões de barris de hidrocarbonetos, constituiu o destaque da semana que hoje termina.

  • 24/08/2019 00:52:59

    Recuperação das Fábricas têxteis é destaque da semana

    Luanda - O processo de recuperação das três fábricas têxteis construídas com fundos públicos e arrestadas em Junho último pela Procuradoria-Geral da República (PGR), devido a irregularidades registadas no acto das privatizações, constitui destaque da semana.