Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Economia

11 Outubro de 2019 | 13h54 - Actualizado em 11 Outubro de 2019 | 13h54

Receitas de multas aos agentes comerciais crescem 30%

Luanda - Pelo menos 158 milhões e 841 mil kwanzas foram arrecadados de Janeiro a Setembro deste ano, pela direcção de inspecção do Comércio, resultantes da aplicação de multas aos agentes comerciais infractores.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Em declarações hoje à imprensa, em Luanda, durante uma visita para constatar os preços que estão a ser praticados pelos estabelecimentos comerciais, mercê da entrada em vigor do Imposto Sobre o Valor Acrescentado (IVA), o inspector-geral do comércio, Fernando Catumbila, afirmou que em relação ao período homólogo de 2018, houve um aumento de 30%.

No período em referência, foram realizadas 584 vistas e registadas 896 infracções diversas.

Das irregularidades, a falta de facturas de aquisição de produtos lidera a lista de infracções que resultaram em multas cobradas, seguindo-se a falta de estrutura de cálculo de preços, falta de letreiro e certificado de qualidade.

"A irregularidade constatada nos nossos operadores é a falta de facturas, porque tanto o importador, tanto o revendedor inibem apresentação deste por ser a partir daí que se estrutura o preço”, explicou.

Foram inspeccionados 237 estabelecimentos de comércio a grosso, 307 a retalho e 40 de comércio de prestação de serviço mercantis.

A inspecção do comércio procedeu igualmente à apreensão de 55 mercadorias diversas e suspendeu temporariamente a actividade de 21 estabelecimentos comerciais, por falta de documentação.

Assuntos Comércio  

Leia também
  • 07/10/2019 15:20:26

    Na forja aumento da cooperação entre Angola e EAU

    Luanda - A câmara de comércio e indústria Angola/Emirados Árabes Unidos, que apresenta o seu plano de acção nesta terça-feira, pretende incrementar as trocas comerciais entre os dois países e equilibrar a balança de pagamentos.

  • 06/10/2019 15:25:25

    Angola nas celebrações do Dia Mundial do Algodão

    Luanda - Angola participa, de 07 a 11 deste mês, na Suíça, nas celebrações do Dia Mundial do Algodão e no Fórum Público da Organização Mundial do Comércio (OMC), que decorrerá sob o lema "Comércio para o Futuro: Adaptando-se a um Mundo em Mudança".

  • 28/09/2019 15:08:09

    Zaire:Consideradas precárias condições de transações no posto de Kimbumba

    Soyo - As condições das infraestruturas do posto fronteiriço fluvial de Kimbumba, onde têm sido realizadas as transações comerciais entre as cidades do Soyo e Cabinda (Angola), e a vizinha RDC,foram caracterizadas sexta-feira de "deploráveis ", pelo Governador do Zaire, Pedro Makita Armando Júlia.