Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Economia

16 Outubro de 2019 | 13h21 - Actualizado em 17 Outubro de 2019 | 09h49

ITA investe mais de AKz 3 mil milhões em Data Center

Luanda - A empresa Internet Technologies Angola (ITA) investiu de 3,1 milhões de kwanzas numa nova infra-estrutura de Data Center Comercial (Base de armazenamento de dados), com capacidade para sete mil servidores.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

1 / 1

Interior do Data Center - ITA

Foto: Gaspar dos Santos

Ministro das telecomunicações e tecnologia de informação, José Carvalho da Rocha inaugura Data Center - ITA

Foto: Gaspar dos Santos

Inaugurado hoje, quarta-feira, em Luanda, pelo ministro das Telecomunicações e Tecnologias de Informação, José Carvalho da Rocha, o edifício de dois pisos está equipado com meios modernos de segurança de dados.

Dispõe de capacidade de armazenamento, podendo ter ligações com todos os operadores de serviços de telecomunicações, características que o torna num dos mais fiáveis e robustos de Angola.

O ministro desafiou os empresários nacionais e estrangeiros a replicarem infra-estruturas destas em outras regiões do país, para que de forma se pousa cumprir o lema do sector “prestar serviços aos cidadãos com qualidade e a preço acessível”.

Por sua vez, o presidente do conselho administrativo da ITA, Rolf Mendelsohn, referiu que esta estrutura vai aumentar quatro vezes a capacidade de oferta de serviços de Datar Center, beneficiando pequenas e médias empresas que poderão aceder localmente a serviços seguros e de alta fiabilidade.

Acrescentou que esse serviço vai permitir às empresas, principalmente as do sector bancário e seguros, a utilização de serviços de alto nível e manter os dados críticos dentro do país, com múltiplas vantagens assim como soluções de “Colocation”, “Hosting” e serviços em “Cloud”.

Salientou que expansão do mercado de Datar Centers é apontada como o principal vector da transformação digital das economias africanas, por estimular os serviços de computação em Cloud que possibilitam o fomento dos sistemas de pagamentos para o mercado de retalho, a inclusão financeira, os modelos de negócios sustentáveis e da administração de receitas.

Sobre o Data Center

Instalado no edifício da ITA, o novo Data Center foi construído numa área de mil e 300 metros quadrados, distribuído por dois pisos.

Tem uma capacidade para instalar 180 bastidores APC de última geração, espaço para sete mil servidores, ligados a rede de alta velocidade, refrigeração com 24 Computer Room Air Conditioning (CRAC).

Conta com um sistema redundante de refrigeração por ar, segurança reforçada com monitorização CCTV, suportado pela rede de energia pública e assegurado por três gerador DE 700 KVA cada um deles, quarenta linhas de bateria, quatro UPS personalizado.

Tem ligação com todos os grandes operadores de serviço de tecnologia, salas privadas para clientes, Guest house e estacionamento com segurança.

A empresa está no mercado desde 2005.


 

Leia também
  • 30/07/2019 15:38:37

    Técnicos angolanos estagiam na Airbus

    Luanda - Um grupo de seis técnicos afectos ao Gabinete de Gestão do Programa Espacial Nacional (GGPEN) segue quarta-feira à cidade de Paris, França, para participar de um mestrado em gestão e engenharia de projectos aeroespaciais.

  • 26/06/2019 19:02:07

    Angola Telecom privada do serviço de voz e dados

    Sumbe - A Angola Telecom no Cuanza Sul está, desde sexta-feira última, privada do serviço de voz e dados, devido a um curto-circuito que provocou danos ao sistema de transmissão, informou hoje, no Sumbe, o seu director, António Hossi.

  • 20/06/2019 21:19:08

    Angola assina memorandos no domínio das TIC's com Rwanda e Suécia

    Luanda - O Governo de Angola assinou hoje (quarta-feira) dois Memorandos de Entendimento para o reforço da cooperação no domínio das Telecomunicações e Tecnologias de Informação com o Rwanda e o Reino da Suécia.