Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Economia

21 Janeiro de 2020 | 13h27 - Actualizado em 21 Janeiro de 2020 | 13h26

BNA realiza inquérito sobre capacidade financeira e defesa do consumidor

Luanda - O Conselho Nacional de Estabilidade Financeira (CNEF) em parceria com o Banco Nacional de Angola (BNA) e com o Banco Mundial (BM) realizam o Inquérito sobre a Capacidade Financeira e a Defesa do Consumidor bancário.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Pretende-se com o referido inquérito a obtenção de informação detalhada sobre o grau de compreensão/entendimento da população, no que concerne aos conceitos básicos financeiros, acesso e uso dos produtos e serviços financeiros, visando a identificação de padrões predominantes.

Para o efeito, será realizado quinta-feira (dia 23) um seminário relativo à  metodologia e resultados da pesquisa sobre a capacidade financeira, bem como os dados recolhidos relativos à Defesa do Consumidor bancário.

Este seminário será ministrado por especialistas responsáveis pela realização do inquérito, com o intuito de o transmitir aos técnicos das instituições envolvidas, bem como às entidades beneficiárias dos resultados do referido projecto.
 

Pretende-se que o inquérito venha a servir como ferramenta-chave para o diagnóstico da situação da literacia financeira da população angolana, com potencial para orientar as instituições angolanas, incluindo o BNA e demais reguladores do sector financeiro, na definição de modelos e metas quantificáveis que podem ser alcançadas.

Contribuir na criação de uma base de dados a nível do sistema financeiro, com informação sobre indicadores de acesso ao sistema financeiro, grau de informação sobre os produtos e serviços financeiros (literacia financeira), sua disponibilidade/qualidade e os mecanismos de defesa do consumidor bancário.·

Para informações adicionais, queiram contactar o Departamento de Comunicação e Museu através do correio electrónico comuniacao@bna.ao ou por telefone +244 222679200.

Assuntos Banco  

Leia também
  • 20/01/2020 12:40:08

    BNA denuncia tentativa de fraude via correio electrónico

    Luanda - O Banco Nacional de Angola (BNA) denunciou a existência de uma mensagem fraudulenta, que está a ser disseminada via correio electrónico, cujo assunto/título indica: "Actualização de informações dos clientes".

  • 17/01/2020 10:38:49

    Global Finance indica BAI como melhor financiado em Angola

    Luanda - O Banco BAI foi nomeado nesta quarta-feira, em Frankfurt, Alemanha, durante a 20ª edição da Gala de Premiação da Global Finance, o Melhor Fornecedor de Financiamento ao Comércio em Angola para o ano de 2020.

  • 16/01/2020 15:33:20

    Recuperação do crédito malparado assegura actividade de financiamento

    Luanda - A recuperação do crédito malparado, através da responsabilização dos devedores, vai permitir assegurar que os bancos tenham liquidez e estratégias para voltar a conceder crédito à economia e participar de forma mais efectiva na inclusão financeira, afirmou hoje a ministra das Finanças, Vera Daves.