Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Economia

29 Janeiro de 2020 | 18h12 - Actualizado em 29 Janeiro de 2020 | 18h12

Falta de financiamento atrasa projectos de produção de sal

Luanda - Catorze projectos de produção de sal, aprovados em 2019, com uma capacidade total de produção de 360 mil toneladas/ano, aguardam pelo financiamento, informou hoje o director nacional de Produção e Iodização do Sal, Osvaldo Costa.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

A actual produção de sal no país está acima das cem mil toneladas/ano e o arranque destes projectos poderia aumentar a capacidade do país para mais de 460 mil toneladas/ano.

Segundo Osvaldo Costa, que falava à margem do workshop sobre Cadeia de Valor das Pescas, afirmou que os projectos, que aguardam por financiamento, estão avaliados entre seis e 12 milhões dólares, por cada iniciativa.

Apontou como dificuldades do sector o acesso  à energia eléctrica, água e vias de comunicação (estradas), assim como a falta de financiamento.

 “Temos muitas unidades de produção de sal com uma capacidade elevada de produção, mas estão com uma baixa, devido à falta de investimento, e caso haja mais financiamento haverá uma produção suficiente para o consumo interno e exportação.

Devido à falta de fábrica de produção de iodo, Angola importa anualmente da Índia 120 barris de iodo com um custo avaliado entre 140 mil e USD 150 mil, um valor oscila em função do mercado.

Explicou que a utilização do iodo nos alimentos é importante para o crescimento e desenvolvimento intelectual, principalmente das crianças.

Por outro lado, Osvaldo Costa informou que está a ser aberto um sistema de bombagem para a abertura de uma das maiores salinas do país, localizada na província de Benguela, com uma capacidade de produção prevista de 100 mil toneladas de sal.

Assuntos Pesca  

Leia também
  • 29/01/2020 14:39:31

    Cadeia de Valor das Pescas desenvolve economia

    Luanda - A interligação dos diferentes sectores que integram a cadeia de valor das pescas angolanas poderá contribui no desenvolvimento sustentável da economia, considerou hoje o secretário de Estado das Pescas, Carlos Cordeiro.

  • 27/01/2020 20:17:41

    Pescas reforça estratégias para aumentar captura na Huíla

    Lubango - O gabinete provincial da agricultura, pecuária e pescas da Huíla está a reforçar as estratégias no domínio do associativismo para fomentar a produção pesqueira e melhorar o aproveitamento das potencialidades nos municípios do Lubango, Matala, Quipungo, Cacula e Caconda, onde a prática ainda é fraca.

  • 17/01/2020 17:26:05

    Cuanza Sul sem embarcações de pesca industrial

    Sumbe - O sector das pescas na província do Cuanza Sul está desde o primeiro semestre de 2019 sem embarcações de pesca industrial e simi-industrial a operar na zona costeira local, devido à inexistência de uma ponte cais e um porto pesqueiro para descarga do pescado.