Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Economia

30 Junho de 2020 | 12h39 - Actualizado em 30 Junho de 2020 | 12h39

Fazenda Giangzhou Agriculture notabiliza-se na produção de cereais

Huambo - Oito mil e 260 toneladas de cereais diversos foram colhidas, na presente época agrícola 2019/2020, na fazenda Giangzhou Agricuture, localizada no município da Chicala-Cholohanga (Huambo), contra as cinco mil e 150 toneladas da época anterior.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Cultivo de arroz na Chicala-Chiloanga

Foto: Júlio Vilinga

Trata-se de oito mil toneladas de milho, 160 de soja, 100 arroz e outras não especificadas, em fase de experimentação, produzido numa área de mil e 650 hectares, destinada à  comercialização, segundo o porta-voz da fazenda, Simão Nzhori.

“A nossa intenção é tornar a fazenda num grande produtor desta região, com o alargamento dos campos de cultivo e o aumento da produção agrícola para que se possam dar respostas às necessidades locais e do país”, referiu.

No entanto, acrescentou Simão Nzhori, o processo de expansão tem encontrado muitas dificuldades, no que toca a negociação com os proprietários no sentido da sua efectivação.

Na sua opinião, com 10 fazendas com essas dimensões e a produzir cereais, horticulturas, fruticulturas, para além da criação de gado, poder-se-á garantir uma maior segurança alimentar para as famílias desta região e com excedentes para comercializar.  

O projecto, que criou 180 postos de trabalho directo, é um investimento de 12 milhões de dólares norte-americanos, que prevê atingir uma área de dois mil e 544 hectares ano e criar mil cabeças de gado, numa altura em que agricultura constitui a maior empregadora das famílias camponesas no país.

No capítulo social, a iniciativa permitiu já a construção de uma escola de 12 salas de aulas e a atribuição de 12 bolsas de estudos para os jovens da aldeia de Satchitemo, bem como prevê a construção de um centro de saúde para assistir as populações das aldeias circunvizinhas, de modos a não percorrerem longas distâncias para terem acesso a assistência médica e medicamentosa.

Com uma extensão territorial de 4. 380 quilómetros quadrados, o município possui uma população estimada em 114 mil e 594 habitantes, distribuídos pelas comunas Sede, Mbave, Samboto e Sambo, sendo maioritariamente camponeses.

Assuntos Província » Huambo  

Leia também
  • 29/06/2020 14:51:13

    ADRA distribui meios agrícolas às cooperativas

    Huambo - A organização não-governamental Acção para o Desenvolvimento Rural e Ambiente (ADRA) distribuiu, este ano, na província do Huambo, meios agrícolas diversos a 12 cooperativas e 48 associações de camponeses, com vista a aumentarem os níveis de produtividade agrícola.

  • 25/06/2020 17:29:46

    Mais de 100 empresas aderem aos projectos de financiamento do governo

    Huambo - Centro e quatro empresas da província do Huambo manifestaram, até ao momento, o interesse de aderirem aos projectos de financiamento do governo angolano, com o objectivo de alargarem os níveis de negócio e contribuírem na elevação da produção nacional.

  • 25/06/2020 17:01:42

    Catorze mil e oito cabeças de gado bovino vacinadas na Caála

    Caála - Catorze mil e oito cabeças de gado bovino foram vacinadas, nos últimos nove dias, pelas autoridades do município da Caála (Huambo), para preveni-las de doenças como o carbúnculo hemático, sistemático, dermatite nodular e peripneumonia contagiosa.