Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Economia

09 Agosto de 2020 | 19h23 - Actualizado em 09 Agosto de 2020 | 19h23

REMPE cadastra mais de mil empresas na Lunda Norte

Dundo - Mil e 500 empresas e estabelecimentos serão cadastradas pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) na província da Lunda Norte a partir de segunda-feira (10), no âmbito do Recenseamento de Empresas e Estabelecimentos (REMPE) 2019/20.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

A informação foi avançada este domingo, à Angop, pelo chefe dos serviços provincial INE na Lunda Norte, Leão Cazadi, sublinhando que tal processo contará com o envolvimento de com 12 agentes de campo repartidos em dois grupos constituídos por 3 recenseadores, cartógrafo, supervisor.

O processo, cuja conclusão prevê-se para Setembro do ano em curso, vai decorrer nos dez municípios que compõem a província da Lunda Norte.

Explicou que o programa prevê organizar as empresas e estabelecimentos a partir da ordem jurídica, tipo de actividade, participação e origem do capital social, volume de negócio, assim como o coeficiente técnico de produção.

Desde modo, alertou que os gestores e/ou proprietários dos estabelecimentos que prestarem informações falsas serão responsabilizados civil e criminalmente.

Lançado em Março deste ano, o REMPE é uma operação estatística que consiste na recolha, tratamento, analise e difusão de dados sobre todas as empresas e estabelecimentos visíveis e fixos que exerçam actividades económicas em Angola, independentemente da sua situação legal.

O REMPE vai abranger empresas e estabelecimentos dos sectores formais e informal, respectivamente, com excepção da actividade ambulante, agricultura, pescas, indústrias petrolífera, financeiras e de seguros, de 17 províncias do país, com excepção de Luanda.

Leia também
  • 09/08/2020 18:48:07

    Gestão do Txinguvo optimista quanto ao futuro do projecto

    Dundo - O director das operações geológicas da mina do Txinguvo, no município de Chitato, Lunda Norte, Simão Conceição, mostrou-se optimista quanto ao futuro do projecto, no que toca os níveis de produção, aumento da capacidade de geração de empregos e das receitas tributárias.

  • 30/07/2020 17:09:49

    Governo da Lunda Norte quer dinamizar comércio na fronteira

    Dundo - O governo da Lunda Norte, em parceria com comerciantes, vai criar infra-estruturas comerciais ao longo das localidades de Tchicolondo e Tchissanda, zonas fronteiriças com a República Democrática do Congo (RDC), para dinamizar as trocas comerciais e evitar a fuga ao fisco.

  • 21/07/2020 13:45:26

    PAC vai financiar 18 projectos na Lunda Norte

    Dundo - Dezoito cooperativas agropecuárias e produtores individuais dos 54 produtos da cesta básica na Lunda Norte já submeteram os seus projectos à banca para beneficiar, ainda este ano, de um financiamento do Programa de Apoio ao Crédito (PAC), numa iniciativa do Ministério da Economia e Planeamento e do Banco de Desenvolvimento de Angola (BDA).