Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Economia

17 Setembro de 2020 | 16h54 - Actualizado em 17 Setembro de 2020 | 16h54

Dívida de clientes à ENDE avaliada em Akz sete mil milhões

Lobito - Sete mil milhões de kwanzas é o valor actual da dívida acumulada do consumo de energia, nas redes de baixa e média tensão, dos clientes à Empresa Nacional de Distribuição de Electricidade (ENDE), na província de Benguela.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Logótipo da ENDE

Foto: Divulgação

Essa informação foi avançada, à Angop, pelo director provincial da ENDE em Benguela, Baptista José Assis, adiantando que os usuários da rede de baixa tensão lideram a lista de devedores e o sector público do Estado, nomeadamente escolas, hospitais, administrações municipais, quartéis militares, entre outros, são os que demoram mais tempo a pagar.

Baptista Assim disse que a empresa tem usado como estratégia para recuperação do seu capital financeiro, campanhas de sensibilização, através das rádios locais e também visitas domiciliares, no sentido de persuadir os clientes a pagarem as suas dívidas.

“No caso de incumprimento, usamos o último recurso, que são os cortes”, enfatizou.

Para inversão desse quadro, o responsável apontou a continuidade do programa de instalação de contadores pré-pago, em curso, em toda extensão da província.

Questionado sobre alguns bairros que não beneficiam de electricidade há vários anos, principalmente na parte alta da cidade, Baptista Assis afirmou que a instalação de energia continuará a ser um processo contínuo, tendo em conta o rápido crescimento da cidade.

A cidade do Lobito tem uma extensão territorial de 2.700 quilómetros quadrados e conta com uma população estimada em cerca de 500 mil habitantes, segundo dados recentes da administração local.

A província de Benguela conta actualmente com cerca de 110 mil consumidores controlados pela ENDE. Destes, cerca de 30 mil são do sistema pré-pago.

Leia também
  • 16/09/2020 16:21:51

    Angola pode reforçar "stock" de fertilizantes

    Lobito - Cerca de 44 mil toneladas de fertilizantes poderão chegar ao país, brevemente, para aliviar os constrangimentos dos agricultores, causados pela falta do produto, informou, no município do Bocoio, província de Benguela, o secretário de Estado da Agricultura, João Cunha.

  • 13/09/2020 18:17:01

    Obras da ponte sobre o rio Calondo duram quatro meses

    Benguela - Uma ponte definitiva em betão armado, com 27 metros de comprimento e 11 de largura, começou a ser construída neste fim-de-semana sobre o rio Calondo, na comuna da Canhamela, município de Caimbambo, província de Benguela, soube hoje, domingo, a Angop.

  • 11/09/2020 15:08:35

    Caimbambo regista aumento na produção de citrinos

    Benguela- Trinta e três mil e 330 toneladas de limão, laranja e tangerina, foram produzidas este ano no município do Caimbambo, província de Benguela, contra as 27.638 do ano anterior, informou hoje, sexta-feira, o director local da Agricultura Pecuária e Pescas, o agrónomo Euclides Quessongo.