Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Educação

19 Agosto de 2019 | 17h04 - Actualizado em 19 Agosto de 2019 | 17h53

Professores da região sul reforçam conhecimentos sindicais

Lubango - Cento e 50 professores das províncias da Huíla, Namibe, Cunene e Cuando Cubango, participa desde hoje, segunda-feira, no Lubango, numa formação, para reforçarem os conhecimentos sobre técnicas do exercício do sindicalismo.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

O curso, com duração de quatro dias, é promovido pelo Sindicato Provincial dos Trabalhadores da Educação, Cultura, Desporto e Comunicação Social da Huíla, com vista a dotar os seus membros de mais informação ligada ao funcionamento do movimento sindicalista no mundo e a postura a ser mantida pelos filiados perante a organização sindical.

Em declarações à imprensa, momentos após a cerimónia de abertura da formação, o  presidente do Sindicato Provincial dos Trabalhadores da Educação, Cultura, Desporto e Comunicação Social da Huíla, António dos Santos, disse que a iniciativa vai permitir que os membros desta organização conheçam melhor os seus direitos e deveres.

Exortou aos participantes da formação a disseminarem os conhecimentos adquiridos no curso pelas escolas onde leccionam, para que mais professores fiquem a saber da forma de proceder do sindicato na defesa dos interesses da classe.

Já o secretário coordenador da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) - Sindicato da Educação, José Cardoso, espera que o encontro sirva também para reflexão sobre a situação do docente e partilha de experiência entre membros da classe, no sentido de melhorar as condições de trabalho e sociais do professor.

Os delegados estão abordar temas como “O movimento sindical e globalização”, “Organizações sindicais do movimento global”, “A função social da escola” e a “Entidade docente e profissionalidade”.

O Sindicato Provincial dos Trabalhadores da Educação, Cultura, Desporto e Comunicação Social da Huíla conta com 5.715 filiados.

Leia também
  • 16/08/2019 00:04:36

    Estudantes incentivados a terem gosto pela Matemática

    Kimbele - Os estudantes do ensino médio no Uige foram, nesta quinta-feira, incentivados a terem o gosto pelas ciências exactas, em particular a Matemática, para melhor contribuírem no desenvolvimento da província e do país, nesta época que a ciência está mais virada às tecnologias de informação.

  • 14/08/2019 20:29:14

    Escola Pedagógica do Bié agrega curso de Língua Portuguesa

    Cuito - A Escola Superior Pedagógica (ESPB) do Bié vai agregar, no ano lectivo 2020, no seu programa académico o curso de Língua Portuguesa, com vista a oferecer mais opção de formativas aos estudantes.

  • 06/08/2019 17:12:00

    Candidatos exigem rigor no apuramento para bolsas anuais

    Lubango - Estudantes das províncias da Huíla e Namibe exigiram hoje, no Lubango, seriedade, rigor e imparcialidade no processo de selecção dos 300 licenciados e mestres angolanos a serem beneficiados com bolsas de estudos nas melhores universidades do mundo.