Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Educação

13 Setembro de 2019 | 15h31 - Actualizado em 13 Setembro de 2019 | 15h31

MPLA destaca estrategia de Neto sobre educação

Luanda - A vice-presidente do MPLA, Luísa Damião, afirmou, nesta sexta-feira, em Luanda, o que estratégia de Neto sobre a educação e o ensino constitui uma das facetas fundamentais do seu pensamento.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Luisa Damião durante aula de sapiência na uan

Foto: Clemente dos Santos

Luísa Damião, que falava numa aula de sapiência subordinada ao tema “Percurso Político de Agostinho Neto e seu Legado para a actual Contexto Sociopolítico Angolano” promovida pela Universidade Agostinho Neto (UAN), destacou a estratégia destinada ao combate ao analfabetismo, que permitiu alfabetizar, até 1980, um milhão de angolanos.

Esta acção, de acordo com a responsável, levou Angola a ser galardoada com o prémio internacional da UNESCO e a redução do analfabetismo no país, hoje a taxa situa-se na casa dos 24 por cento.

Sublinhou que a problemática da educação sempre ocupou um lugar privilegiado, quer nos programas mínimo ou máximo do MPLA, afirmando que a chama do pensamento estratégico de Neto continua viva na memória de todos os angolanos.

 “O percurso político de Agostinho Neto e seu legado é imensamente rico em lições para o actual contexto sociopolítico angolano. A Educação e economia do país, a dimensão humanista e intelectual expressa a sua dimensão do visionária e revolucionária”, reforçou.

Realçou o presidente João Lourenço está a dar seguimento as orientações de Neto, reiterando o carácter cimeiro de que a educação e o ensino assume na agenda política nacional.

Durante a sua alocução aconselhou a UAN a promover a elaboração de projectos de estudos no âmbito do centenário de Agostinho Neto, à semelhança da Universidade Metodista de Angola que tem um curso sobre estudos Netianos.

Assuntos Angola  

Leia também
  • 12/09/2019 12:02:16

    Alfabetizadores recebem subsídios em atraso

    Luanda - Os subsídios dos alfabetizadores em atraso do ano 2015 estão já disponibilizados nos Gabinetes Províncias da Educação, anunciou, nesta quinta-feira, em Luanda, o director nacional de ensino de adultos, Evaristo Pedro.

  • 09/09/2019 15:30:19

    PIIM aumenta rede escolar

    Luanda - A operacionalização e execução do Programa Integrado de Intervenção aos Municípios (PIIM) poderá contribuir para o aumento da rede escolar em Angola, cifrada actualmente em 18 mil e 297 escolas.

  • 06/09/2019 16:18:08

    MED apresenta plano de alfabetização EJA 2019-2022

    Luanda - O Ministério da Educação (MED) apresentou, nesta sexta-feira, em Luanda, ao público o Plano de Acção para a Intensificação da Alfabetização e Educação de Jovens e Adultos EJA Angola.