Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Educação

19 Setembro de 2019 | 23h16 - Actualizado em 19 Setembro de 2019 | 23h16

Psicóloga Sílvia Costa publica Gravidez na adolescência surda

Luanda - A psicóloga angolana Sílvia Naide da Costa procede, nesta sexta-feira, na sede da União dos Escritores Angolanos (UEA), em Luanda, ao lançamento do seu mais recente livro intitulado "Gravidez na adolescência surda- Barreiras na comunicação".

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Em declarações à Angop, a também pedagoga afirmou que o livro traz um olhar cirúrgico sobre o fenómeno complexo pelo qual passam as adolescentes grávidas.

Trata-se, de acordo com a especialista, do resultado de um longo estudo de casos com adolescentes surdas em estado de mãe (grávidas) e as implicações no processo de atendimento das mesmas por parte dos profissionais de saúde, principalmente em maternidades.

A problemática, referiu, suscitou o surgimento da temática, tendo em conta o contexto angolano e a quase inexistência de intérpretes de linguagem gestual nas diversas instituições em questão.

Adianta que a abordagem em referência é preocupação de várias instituições, profissionais e multidisciplinares, desde assistentes sociais, psicólogos, sociólogos, pediatrias, obstetras, sem deixar de lado a maior instituição social, a família.

Sílvia Naide da Costa  é autora dos manuais “A atitude do professor perante a inspecção escolar” e “Saber estudar”.

É licenciada em ciências de educação, opção psicologia, pelo ISCED-Luanda.

Quadro do Ministério da Educação (MED), tem a pós-graduação em educação especial para o atendimento de crianças com necessidades educativas especiais e pós-graduação em logopedia-terapia da fala: problemas da linguagem e da voz.

Assuntos Angola  

Leia também
  • 19/09/2019 21:53:25

    Angola e UNESCO assinam acordo de formação

    Luanda - Angola e a Organização das Nações Unidas para a Ciência, Educação e Cultura (UNESCO) assinaram, em Luanda, um acordo para implementação do Programa Nacional de Formação Doutoral em Ciência, Tecnologia e Inovação (PNFD-CTI).

  • 14/09/2019 10:43:12

    Académico aborda política educativa em obra científica

    Luanda - "O papel da escola na formação para a cidadania em Angola" é o título da obra científica do professor Chocolat Brás que retrata questões ligadas a política educativa, lançada, na sexta-feira, em Luanda.

  • 14/09/2019 10:36:04

    Educação quer pais a fiscalizar acção das escolas

    Luanda - A Direcção Provincial da Educação de Luanda quer a sociedade, em particular, os pais e encarregados, envolvidos na fiscalização das acções das escolas, denunciando e combatendo as cobranças indevidas, até a aprovação de um regulamento que estabeleça os preços e emolumentos a serem cobrados.