Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Educação

16 Janeiro de 2020 | 23h39 - Actualizado em 17 Janeiro de 2020 | 06h34

Cuanza Sul conta com 72 novos professores

Sumbe - Setenta e dois professores do magistério primário da organização não-governamental Ajuda de Desenvolvimento de Povo para Povo (ADPP), foram lançados hoje , quinta-feira, no município da Quibala, para o mercado de trabalho, numa cerimónia assistida pelo governador provincial , Job Capapinha.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Os quadros frequentaram, durante três anos, o curso médio de professor do ensino primário para o meio rural,durante a formação, receberam matérias ligadas ao ensino da língua portuguesa, matemática, filosofia, ciências de natureza, história, geografia, pedagogia, gestão escolar, estudo e planificação, entre outras

No encerramento, o administrador municipal da Quibala, Isaias Bumba Luciano, adiantou  que a escola da ADPP tem apostado na formação dos jovens professores para o meio rural, por isso a sua acção deve ser encarada  como uma prioridade na qualidade de ensino.

Referiu que os jovens que optaram por esta  formação académica e profissional, devem estar preparados para ajudar o país no combate ao anafalbetismo.

Por sua vez, o director do magistério da  ADPP, Fernando Raul Ngulo, disse  que os docentes formados nas escolas são preparados, especificamente, para trabalhar nas escolas primárias das zonas rurais e suburbanas do país.

Além da formação pedagógica, ressaltou, professores são ainda capacitados para, junto das comunidades, encontrar soluções nas áreas da saúde pública e agricultura.

Numa mensagem, os novos professores manifestaram o seu compromisso "com a causa do desenvolvimento do povo angolano em apoiar o sistema educativo no meio rural.

A escola de Professores da ADPP na Quibala, formou já, desde a sua implementação, em 2009, cerca de mil  professores do ensino primário.

A ADPP em Angola é uma instituição com projectos voltados para a educação, saúde, agricultura e desenvolvimento comunitário, tendo como raio de acção preferido a zona rural, beneficiando crianças, mulheres e idosos em condições de vulnerabilidade.

Leia também
  • 16/01/2020 18:37:25

    Novos professores entram para mercado de trabalho

    Ndalatando - Cinquenta e nove professores formados no Centro Educacional do município do Lucala, província do Cuanza Norte, foram lançados, hoje, quarta-feira, ao mercado de trabalho, após receberem os seus diplomas de fim de curso.

  • 16/01/2020 15:51:23

    Universidade Cuito Cuanavale aumenta número de vagas

    Menongue - A Universidade Cuito Cuanavale, que abrange as províncias do Cuando Cubango e do Cunene, tem para o presente ano lectivo 670 vagas para novos estudantes, mais 10 lugares em relação ao igual período anterior.

  • 16/01/2020 01:57:42

    Ministra quer rigor nos cursos de saúde e engenharia

    Malanje - A ministra do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação, Maria do Rosário Sambo, defendeu nessa quarta-feira a necessidade de as instituições privadas do ensino superior primarem pelo rigor e qualidade nos cursos de ciências da saúde e engenharias, para melhor qualificação dos estudantes.