Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Educação

18 Janeiro de 2020 | 16h36 - Actualizado em 18 Janeiro de 2020 | 16h37

Mais de 200 mil crianças ingressam no ensino no Cuanza Norte

Ndalatando - Duzentos e 10 mil crianças vão ingressar este ano no sistema de ensino na província do Cuanza Norte, contra 180 mil e 316 de 2019, anunciou hoje, sábado, em Ndalatando, o director do Gabinete Provincial da Educação, Ciência e Tecnologia, Manuel Miguel Lourenço.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Cuanza Norte: Director provincial da Educação, Manuel Miguel Lourenço António.

Foto: Diniz Simão

Em entrevista à Angop, o responsável realçou que das 210 vagas disponíveis, para a iniciação ao II ciclo do ensino secundário, cerca de 12 mil crianças vão ingressar pela primeira vez, fruto da entrada em funcionamento de 26 novas escolas, totalizando 386 salas de aulas, construídas nos últimos cinco anos.

Adiantou que a construção das referidas infra-estruturas permitiu a substituição de 15 escolas de carácter precária e a criação de 11 novas unidades em localidades onde careciam desses serviços.

Para o presente ano, o sector vai contar com cinco mil e dez professores, dos quais 489 recentemente admitidos no concurso publico da educação realizado em 2019.

A província do Cuanza Norte possui uma rede escolar composta por 385 escolas, com mil e 815 salas de aulas.

O responsável lembrou que no âmbito do Programa de Integração e Intervenção nos Municípios (PIIM) a província foi contemplada com a construção de 24 novas escolas nos 10 municípios, o que vai colmatar as necessidade de mais salas de aulas, sobretudo nas sedes municipais.

No âmbito dos preparativos do ano lectivo, o Gabinete Provincial da Educação inicia na próxima segunda-feira, 20, ciclos de seminários de capacitação abrangendo os mais de cinco mil professores, de diferentes escolas do ensino primário e do I e II ciclo do ensino secundário da província.

O programa vai formar 167 professores do I e II ciclos de ensino secundário em língua gestual e aulas em braille, em escolas seleccionadas, no âmbito da inclusão escolar, cujo processo vai beneficiar perto de 50 mil alunos, com necessidades educativas especiais da região.

Leia também
  • 18/01/2020 16:24:14

    Capacitados mais de 200 gestores escolares

    Menongue - Duzentos e sessenta e sete gestores escolares, entre directores, subdirectores pedagógicos e administrativos dos municípios de Menongue, Cuando Cubango, Cuito Cuanavale, Cuangar, Nankova e Rivungo terminaram neste sábado, o seminário de refrescamento em diversas matérias relativas ao processo de ensino e aprendizagem, no âmbito do no ano lectivo 2020.

  • 18/01/2020 15:26:36

    Bengo conta com 43 novas salas de aulas

    Caxito - Quarenta e três novas salas de aulas entram em funcionamento este ano na província do Bengo, perfazendo 1.796 unidades, deu a conhecer hoje, sábado, o chefe de Departamento da Educação e Ensino Geral do Gabinete Provincial da Educação do Bengo, António Domingos de Assurreira.

  • 18/01/2020 00:58:48

    Classes de transição constituem factores decisivos para sucesso escolar

    Luanda - O secretário de Estado para o Ensino Pré-Escolar e Geral, Pacheco Francisco, considerou nesta sexta-feira, em Luanda, a progressão nas classes de transição como premissa indispensável para o alcance do sucesso escolar dos alunos nas futuras classes.