Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Educação

18 Janeiro de 2020 | 17h14 - Actualizado em 18 Janeiro de 2020 | 17h12

Reformulação do PIIM dará mais salas de aulas ao Dande

Caxito - A reformulação dos projectos do PIIM no sector da educação no município do Dande permitirão a construção de salas de aulas, ao invés da reabilitação e apetrechamento de escolas de três salas como consta do programa, afirmou hoje, sábado, o administrador municipal adjunto para a área técnica do Dande, Abeki José.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Segundo o responsável, que falava à imprensa, com o valor disponibilizado, que varia de 92 a 239 milhões de Kwanzas por cada projecto, será possível construir salas de aulas para atender as necessidades do município.

No âmbito do Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM), o município do Dande terá nove projectos, sendo que para o sector da educação está prevista a reabilitação e apetrechamento de duas escolas, de três salas cada, nas localidades do Kirindo e Balacende, uma de cinco salas na Terra Nova e outra de sete salas no bairro Cawango.

"Vamos mostrar as nossas necessidades às empresas que vão vencer o concurso público, pois não se entende reabilitar três salas de aulas com 92 milhões de Kwanzas, quando há escolas superlotadas que precisam de mais salas”, explicou.

Abeki José disse que no município do Dande foi já efectuado o concurso preliminar em que 64 empresas compraram os cadernos de encargos e 14 empresas de fiscalização disputam as empreitadas.

O município do Dande conta actuamente com 101 escolas, ainda insuficiente para atender a demanda de alunos.

O PIIM no Dande contempla ainda projectos no sector da saúde, onde se destaca a construção do centro de saúde de referência do Panguila (avaliado em 514 milhões 434 mil e 808 Kwanzas), assim como a electrificação dos sectores 9, 10 e 11 do Panguila com um custo de 199 milhões 302 mil e 960 Kwanzas.

Leia também
  • 18/01/2020 16:36:38

    Mais de 200 mil crianças ingressam no ensino no Cuanza Norte

    Ndalatando - Duzentos e 10 mil crianças vão ingressar este ano no sistema de ensino na província do Cuanza Norte, contra 180 mil e 316 de 2019, anunciou hoje, sábado, em Ndalatando, o director do Gabinete Provincial da Educação, Ciência e Tecnologia, Manuel Miguel Lourenço.

  • 18/01/2020 16:24:14

    Capacitados mais de 200 gestores escolares

    Menongue - Duzentos e sessenta e sete gestores escolares, entre directores, subdirectores pedagógicos e administrativos dos municípios de Menongue, Cuando Cubango, Cuito Cuanavale, Cuangar, Nankova e Rivungo terminaram neste sábado, o seminário de refrescamento em diversas matérias relativas ao processo de ensino e aprendizagem, no âmbito do no ano lectivo 2020.

  • 18/01/2020 15:26:36

    Bengo conta com 43 novas salas de aulas

    Caxito - Quarenta e três novas salas de aulas entram em funcionamento este ano na província do Bengo, perfazendo 1.796 unidades, deu a conhecer hoje, sábado, o chefe de Departamento da Educação e Ensino Geral do Gabinete Provincial da Educação do Bengo, António Domingos de Assurreira.