Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Educação

29 Janeiro de 2020 | 20h30 - Actualizado em 29 Janeiro de 2020 | 20h29

Educação no Bié insere mais de 40 mil crianças no ensino

Cuito - Quarenta e cinco mil crianças que estavam sem estudar na província do Bié, por insuficiência de salas de aulas e de professores, foram inseridas este ano no sistema normal de ensino.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Mais crianças inseridas no SISTEMA DE ensino NA PROVÍNCIA DO BIÉ

Foto: Leonardo Castro

Esse dado foi avançado hoje, quarta-feira, à Angop, pelo director interino do Gabinete Provincial da Educação do Bié, Francisco Machado, a propósito da abertura do presente ano lectivo, cujo acto central acontece a 31 do mês em curso.

Disse que a inserção destes alunos deveu-se ao ingresso no sector da Educação, por via do concurso público realizado em 2019,  de mil novos professores e da construção de mais escolas.

Neste ano lectivo, precisou, o sector da Educação da província do Bié vai contar com 48 novas escolas, perfazendo um total de 450 salas de aulas, construídas no âmbito do Programa de Investimentos Públicos (PIP) de 2019.

Salientou que as novas escolas e professores vão ainda permitir a melhoria da qualidade de ensino e aprendizagem na região, visto que muitas aulas eram dadas em condições difíceis (ao ar livre e debaixo das árvores), além do excesso de alunos nas salas.

Fez saber que a formação dos gestores escolares, professores e pessoal administrativo, assim como o reforço das acções de inspecção escolar são, entre outros, os desafios do sector da Educação para o presente ano lectivo.

O Gabinete Provincial da Educação do Bié matriculou pelo menos 627 mil alunos em todos subsistemas de ensino, mais 22 mil em relação a 2019, sendo que as aulas serão asseguradas por mais de 15 mil docentes.

Leia também
  • 29/01/2020 15:04:33

    ANPG e BP financiam estágio para finalistas universitários

    Luanda - A Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANPG) e a petrolífera BP estão a financiar um programa de estágio profissional que prevê beneficiar 95 pré-finalistas e finalistas universitários orçado em USD 371 mil.

  • 29/01/2020 14:31:08

    MED implementa exames nacionais

    Chinguar - Os exames nacionais deverão ser implementados a partir do ano lectivo 2022, anunciou hoje (quarta-feira), no município do Chinguar, a ministra da Educação, Ana Paula Tuavanje Elias.

  • 29/01/2020 12:19:49

    Educação implementa I ciclo para adultos

    Lubango - Cento e 24 professores e gestores escolares dos 14 municípios da província da Huíla participam desde terça-feira, no Lubango, de uma formação em metodologia de implementação, pela 1ª vez, do I ciclo do ensino secundário no subsistema de ensino de jovens e adultos com atraso escolar.