Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Educação

30 Janeiro de 2020 | 16h48 - Actualizado em 31 Janeiro de 2020 | 09h09

Finalistas do Instituto dos Petróleos retomam estágios

Soyo - Os finalistas do Instituto Médio Politécnico dos Petróleos do município do Soyo, província do Zaire, retomam no final deste ano lectivo os estágios curriculares de seis meses nas instalações da petrolífera Somoil.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

A suspensão do estágio, desde 2018, deveu-se a questões técnicas e administrativas por parte da petrolífera Somoil, informou hoje (quinta-feira), à Angop, o director do Instituto Médio Politécnico dos Petróleos do Soyo, Alfredo Nascimento.

Fez saber que a instituição está igualmente a encetar contactos com outras empresas petrolíferas sedeadas na localidade para que os finalistas possam também estagiar em suas instalações.

Informou, por outro lado, que cinco dos 178 estudantes que concluíram o ano lectivo 2019 naquela instituição de ensino estão a estagiar na empresa Angola LNG.

Os estágios em instalações petrolíferas, disse, visam aliar a teoria à prática, sobretudo na perfuração, produção de petróleo, geologia do petróleo e metalomecânica, bem como prepará-los para o mercado de trabalho.

Aberto em Fevereiro de 2015, o Instituto Médio Politécnico de Petróleos do Soyo já formou 292 técnicos nos cursos de Mecânica, Metalomecânica, Produção Mecânica, Automação, Instrumentação, Perfuração e Geologia dos Petróleos.

Mil e 43 alunos frequentam aulas neste ano lectivo naquela instituição.

Ensino Geral

Um universo de 49.741 novos alunos foi absorvido no subsistema de ensino geral na província do Zaire, para frequentar o presente ano lectivo a ser aberto sexta-feira, 31 de Janeiro, em todo o país.

Deste número, segundo o nspector do Gabinete Provincial da Educação, Afonso Biavanga Paz, 13 mil e 12 alunos ingressaram nas classes de iniciação ou pré-escolar, 12 mil e 908 no ensino primário, 11 mil e 222 acolhidos no I Ciclo do Ensino Geral, sete mil e 559 no II Ciclo do Ensino Secundário, ao passo que 59 novos alunos foram absorvidos no ensino especial.

O Ensino Médio admitiu três mil e 636 novos discentes, enquanto o Magistério Primário acolheu mil e 345 novos alunos.

Ao total, 174 mil e 466 alunos vão frequentar o ensino geral neste ano lectivo 2020 na província do Zaire, mais oito mil e 630 comparativamente ao ano lectivo de 2019.

A rede escolar local é constituída por 308 escolas que correspondem a mil e 718 salas de aulas, sendo 240 instituições de ensino primário, 44 escolas do I Ciclo do Ensino Secundário, 10 estabelecimentos do II Ciclo.

Estão ainda disponíveis sete complexos escolares (ensino primário ao II ciclo), três Institutos Médios Politécnicos e igual número de Magistérios Primários, assim como uma escola do ensino especial.

Deste universo, existem 10 instituições do I Ciclo do Ensino Geral (Colégios) que funcionam em regime de comparticipação ou parceria público-privada, das quais cinco estabelecimentos do I Ciclo do Ensino Secundário (Colégios) e dois do II Ciclo (Liceus).

A província do Zaire subdivide-se em seis municípios e 25 comunas e detém uma população estimada em 594 mil e 428 habitantes.

Leia também
  • 26/01/2020 16:14:07

    Zaire: Instituto Politécnico de Petróleos do Soyo precisa de mais professores

    Soyo - O Instituto Médio Politécnico de Petróleos do município do Soyo, província do Zaire, precisa de 100 novos professores para garantir o normal funcionamento, informou sábado o director da instituição, Alfredo Nascimento.

  • 22/01/2020 23:32:40

    ADPP forma mais de 90 professores em Catabola

    Cuito - Noventa e seis professores de ensino primário terminaram hoje (quarta-feira), em Catabola (Bié), uma formação de técnicos médios, numa iniciativa da ONG Ajuda de Desenvolvimento de Povo para Povo (ADPP).

  • 22/01/2020 16:34:23

    Concorrência reduz procura pelo ensino superior público

    Mbanza Kongo - Oitocentos e sete candidatos estão inscritos, este ano, para concorrerem as 325 vagas de ingresso na Escola Superior Politécnica do Zaire, em Mbanza Kongo, menos 235 listados que o ano lectivo anterior, fruto do surgimento de uma instituição privada de ensino superior no município.