Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Educação

07 Fevereiro de 2020 | 12h25 - Actualizado em 07 Fevereiro de 2020 | 12h25

Alunos do II ciclo no Zaire em risco de perder ano lectivo 2020

Mbanza Kongo- Mil seiscentos e 13 alunos, dos seis mil e 908 discentes que concluíram o I Ciclo do Ensino Secundário em 2019, na província do Zaire, correm o risco de perder o presente ano lectivo por insuficiência de vagas no II Ciclo do ensino secundário.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Educação com insuficiência de vagas no ensino médio

Foto: Angop (Arquivo)

A província dispõe, actualmente, de 16 escolas do II Ciclo do Ensino Secundário, insuficientes para responder à demanda, segundo a fonte, que aponta para a necessidade de mais 20 salas de aula.

Esta informação foi avançada à Angop, em Mbanza Kongo, pelo Inspector do Gabinete Provincial da Educação, Afonso Biavanga Paz, que defende a ampliação das escolas do II Ciclo do ensino secundário existentes para dotá-las de maior capacidade de absorção da população estudantil.

O responsável considera ainda como solução imediata a transformação das escolas do ensino primário, com maior capacidade de absorção, para acolher alunos do II Ciclo do Ensino Secundário, no período pós-laboral (nocturno).

Afonso Biavanga Paz explicou que a concretização do processo está apenas a depender da anuência do Ministério de tutela, tendo em conta o pedido formulado para o efeito.

Enquanto se espera, disse que o sector está a criar as condições para a efectivação deste desiderato, nomeadamente o reforço do sistema de iluminação e de segurança nas escolas abrangidas (número não especificado) para que possam acolher aulas no período nocturno.

Para o presente ano lectivo, vão frequentar o ensino geral 174.466 alunos, mais 8.630 comparativamente a 2019.

A rede escolar local está constituída por 308 escolas (compreendendo 1.718 salas de aula), sendo 240 do ensino primário, 44 do I ciclo do ensino secundário e 16 do II ciclo, além de sete complexos do ensino primário ao II ciclo e uma escola do ensino especial.

Leia também
  • 06/02/2020 16:40:24

    Isced e Universidade do Minho assinam acordo

    Lubango - O Instituto Superior de Ciências da Educação (Isced) da província da Huíla e a Universidade do Minho, de Portugal, celebraram hoje, quinta-feira, no Lubango, um acordo para professores angolanos realizarem curso de mestrado em Metodologia de Educação de Infância.

  • 05/02/2020 20:59:56

    Escola Angola e Cuba volta a receber alunos 10 anos depois

    Luanda - Encerrada há 10 anos, a escola do I ciclo do ensino secundário Angola e Cuba, localizada no município do Cazenga, foi reinaugurada hoje, para albergar mais de três mil alunos neste ano lectivo.

  • 05/02/2020 15:20:31

    Moxico ganha instituto médio privado de saúde

    Luena - A cidade do Luena, conta a partir de hoje, quarta-feira, com um instituto médio privado de saúde denominado São Luís Gonzaga, com 18 salas de aulas.