Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Educação

11 Fevereiro de 2020 | 08h05 - Actualizado em 11 Fevereiro de 2020 | 12h59

Bengo com I ciclo do ensino secundário para jovens e adultos

Caxito - A implementação do 1.º ciclo do ensino secundário no subsistema de ensino de jovens e adultos com atraso escolar, na província do Bengo, começa com 216 alunos e 36 professores nos seis municípios.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Aula de alfabetização

Foto: Angop/arquivo

A informação foi prestada segunda-feira, em Caxito, pelo responsável do programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA) na província do Bengo, Francisco Firmino, referindo que foram criadas seis salas (uma em cada município) para a fase inicial.

Nesta altura, estão a ser formados os professores, os técnicos das direcções municipais e os responsáveis do EJA que estarão envolvidos no projecto.

Na acção formativa, estão, igualmente, a ser capacitados 12 professores (dois de cada município), para assegurarem a aceleração do ensino primário, especificamente o módulo três da alfabetização.

Já o chefe do Departamento da Educação e Ensino Geral do Gabinete da Educação, António de Assureira, disse que o ensino regular e o de adultos devem andar “casados” para permitir que a solução seja efectiva.

“O que vale trabalharmos na alfabetização enquanto as crianças do ensino regular continuam fora do sistema de ensino?” - questionou.

O 1.º ciclo de educação de jovens e adultos é composto por dois anos lectivos, que correspondem à 7ª, 8ª e 9.ª classe do ensino geral, e estão habilitados a esse subsistema pessoas a partir dos 15 anos de idade, com a 6.ª classe concluída.

O programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA) foi lançado durante o seminário Nacional de Capacitação de Formadores Provinciais do I Ciclo do Ensino Secundário de Adultos, realizado em Luanda, de 06 a 12 de Setembro de 2019, em substituição do Programa de Alfabetização e Aceleração Escolar (PAAE), extinto pelo Decreto Presidencial n.º 257/19, de 12 de Agosto.

O EJA Angola tem por objectivo intensificar a mobilização da sociedade, com um conjunto de actividades, para sensibilizar as famílias e as empresas a aderirem às aulas de alfabetização.

Leia também
  • 08/02/2020 08:31:53

    Panguila ganha biblioteca comunitária

    Caxito - Uma biblioteca foi inaugurada sexta-feira na escola primária São José Freinademetz, na localidade do Panguila (Bengo), pela coordenadora de projectos sociais da Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANPG), Anacy Lourenço.

  • 18/01/2020 17:14:23

    Reformulação do PIIM dará mais salas de aulas ao Dande

    Caxito - A reformulação dos projectos do PIIM no sector da educação no município do Dande permitirão a construção de salas de aulas, ao invés da reabilitação e apetrechamento de escolas de três salas como consta do programa, afirmou hoje, sábado, o administrador municipal adjunto para a área técnica do Dande, Abeki José.

  • 18/01/2020 15:26:36

    Bengo conta com 43 novas salas de aulas

    Caxito - Quarenta e três novas salas de aulas entram em funcionamento este ano na província do Bengo, perfazendo 1.796 unidades, deu a conhecer hoje, sábado, o chefe de Departamento da Educação e Ensino Geral do Gabinete Provincial da Educação do Bengo, António Domingos de Assurreira.