Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Educação

16 Fevereiro de 2020 | 08h56 - Actualizado em 16 Fevereiro de 2020 | 08h56

Dala vai ganhar 19 novas salas de aulas

Dala - Uma escola de 12 salas e outra de sete estão a ser construidas no município do Dala, província da Lunda Sul, com vista a inserir mais de dois mil e 600 alunos.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

SALA DE AULA (ARQUIVO)

Foto: Angop

As construção destas infra-estruturas, avaliadas em 205 milhões de kwanzas, terá duração de dez meses e serão erguidas no âmbito do Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM).

A escola de 12 salas de aulas tem capacidade para albergar mil e 80 alunos, enquanto a de sete salas vai acomodar 630, que em dois períodos. Terão gabinetes, balneários, secretária geral, sala de professores, sala de leitura para os alunos e quadras desportivas.

O vice-governador da Lunda Sul para o sector Técnico e Infra-estruturas, Evanerson Kaputu, disse que as escolas vão minimizar as preocupações dos encarregados de educação apresentados ao governo local relativa ao enquadramento de mais crianças no sistema de ensino.

Apelou a empresa construtora para cumprir os prazos estabelecidos e a primar pela qualidade, com vista a garantir a sua durabilidade e servir as gerações vindouras.

O soba do Dala, Xavier Manuel, encorajou o governo da província a continuar a trabalhar com as comunidades, através dos órgãos de concertação social, num modelo de governação de proximidade, com vista a se encontrarem as melhores soluções para os problemas das populações.

Para o município do Dala estão inscritos oito projectos no PIIM, sendo cinco escolas, requalificação de passeios, expansão da rede de iluminação pública e construção de sistemas de distribuição de água nas comunidades.

No presente ano lectivo foram matriculados 12 mil 475 alunos em diversos níveis de ensino, que estudam em 119 salas de aulas existentes,contando com 375 professores.

O município de Dala, constituído pelas comunas de Dala, Cazage e Luma-Cassai, tem uma população estimada em 34.125 mil cidadãos, maioritariamente camponeses.

Leia também
  • 15/02/2020 09:57:53

    Inspectores da educação sugerem aprovação do regime jurídico

    Sumbe - Os inspectores da educação sugeriram nesta sexta-feira, na cidade do Sumbe, província do Cuanza Sul, que o Ministério de tutela envide esforços para a regulamentação dos vários diplomas bem como a conformação de decretos com as leis vigentes, a fim de mitigar as limitações que se verificam no trabalho inspectivo.

  • 14/02/2020 22:43:54

    SINPROF no Huambo quer humanização do sector da educação

    Huambo - O secretário do Sindicato Nacional dos Professores (SINPROF) na província do Huambo, Abel Maravilho José, defendeu esta sexta-feira, a necessidade da humanização do sector da educação, para tornar o processo de ensino/aprendizagem mais inclusivo.

  • 14/02/2020 07:42:29

    Educação distribui manuais didácticos na Lunda Sul

    Saurimo - Trinta e seis mil e 383 livros escolares para o ensino primário foram distribuídos gratuitamente quinta-feira, em Saurimo (Lunda Sul), pelo Gabinete Provincial da Educação, com objectivo de melhorar o ensino e aprendizagem na circunscrição.