Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Educação

22 Fevereiro de 2020 | 19h39 - Actualizado em 22 Fevereiro de 2020 | 19h30

Encerrada 17ª edição do Canfeu2020

Caxito- A 17ª edição do Campo Nacional de Férias de Estudantes Universitários (Canfeu), que decorreu de 19 a 22 deste mês, em Caxito, província do Bengo, encerrou neste sábado, num acto presidido, pelo primeiro secretário nacional da JMPLA, Crispiniano dos Santos.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

O encontro contou com a participaçao de 679 estudantes, provenientes das 18 provincias do país  e do estrangeiro,  e teve como lema ” Juventude universitária, unida em prol dos novos desafios”.

Na  declaração final do certame, lida pelo primeiro secretário nacional da JMPLA, Crispiniano dos Santos, os estudantes manifestaram o total apoio ao presidente João Lourenço, pela condução patriótica da campanha de moralização da sociedade, que visa o combate à corrupção, bem como o resgate  dos valores cívicos, morais e culturais, em benefício de Angola.

Recomendaram ao Executivo a prosseguir com as acções que visam melhorar as condições de vida das populações, mediante a efectivação rigorosa dos programas e projectos que asseguram o desenvolvimento integrado do território nacional.

A 17ª edição do Canfeu recomendou ainda que se aprimore a implementação das medidas de políticas tendentes à organização e regulação adequadas do subsistema do ensino superior, à qualidade de ensino e à defesa dos direitos fundamentais e interesses legalmente protegidos dos estudantes universitários, no tocante ao preço de propinas e outros emolumentos.

Defenderam a necessidade da juventude dedicar-se aos estudos e aprimorar a investigação técnico-científica, para contribuírem na busca de soluções  dos  vários problemas que afligem a sociedade.

A província de Malanje foi a  vencedora do Canfeu 2020, por apresentar, entre outras qualidades, melhor dança, cultura e investigação científica, enquanto nas posições imediatas ficaram as províncias do Bengo (anfitriã), Luanda e Huambo.

Cabinda, Lunda Norte e Cuanza Norte também se destacaram no domínio da economia e exposição de diversos produtos.

A província de Luanda foi eleita para acolher a próxima edição do CANFEU 2021.

Leia também
  • 21/02/2020 22:21:19

    Huíla: Ensino de línguas nacionais abrange mais 20 mil alunos

    Lubango - Pelo menos 24 mil alunos da província da Huíla estão desde 2015 a aprender as línguas nacionais, Umbumdo, Nyaneka e Nganguela, em mais de 150 escolas do primeiro ao secundo ciclo, através do processo de introdução da língua materna no currículo escolar, processo dirigido por 450 professores.

  • 21/02/2020 08:09:45

    Uíge recebe manuais gratuitos para ensino primário

    Uíge - A província do Uíge recebeu 443 mil e 450 manuais escolares da iniciação à 6ª classe, anunciou a directora interina do Gabinete da Educação, Fernanda Mulelo André.

  • 20/02/2020 17:59:09

    Comuna do Condé ganha nova escola primária

    Sumbe - Uma nova escola do ensino primário com seis salas de aula, com capacidade de albergar 480 alunos, foi inaugurada hoje (quinta-feira), no bairro "Bem-vindo", comuna do Condé, município do Ebo (província do Cuanza Sul).