Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Internacional

06 Fevereiro de 2019 | 19h21 - Actualizado em 06 Fevereiro de 2019 | 19h21

UE aumenta tensão sobre Brexit na véspera de receber May

Bruxelas - O presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, atacou duramente nesta quarta-feira os defensores do Brexit, aumentando a pressão sobre o futuro incerto do acordo de divórcio, um dia antes da visita agendada da primeira-ministra britânica Theresa May.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Theresa May, Primeira-Ministra BRITÂNICA

Foto: Google/Divulgação

"Eu estive a pensar como é este lugar especial no inferno para aqueles que estimularam o Brexit sem ter sequer um rascunho de plano sobre como fazê-lo com segurança", disse Tusk após reunião com o primeiro-ministro irlandês, Leo Varadkar.

As palavras do ex-primeiro-ministro polaco, que muitas vezes passa mensagens para o Reino Unido não tão virulentas, mostram o desespero da União Europeia (UE) depois que o Parlamento britânico rejeitou um acordo que May e seus 27 parceiros aprovaram.

Isso ocorre conforme um cenário de um divórcio sem acordo - contra o qual as organizações económicas internacionais alertaram - ganha força em ambos os lados do Canal da Mancha, a menos de dois meses do Brexit, inicialmente marcado para 29 de Março.

Tusk, que coordena as cúpulas de líderes, enfatizou a importância de evitar um "Brexit sem acordo" e disse esperar "sugestões realistas sobre como dar fim a este beco sem saída" da primeira-ministra britânica na sua reunião desta quinta-feira.

Políticos britânicos reagiram com raiva à declaração de Tusk, chamando-o de "diabólico maníaco europeu".

"Donald Tusk mais uma vez mostra o seu desprezo pelos 17,4 milhões de pessoas que votaram para escapar da corrupção da UE", disse Sammy Wilson, porta-voz do Partido Democrático Unionista da Irlanda do Norte.

"Este diabólico maníaco europeu está fazendo o possível para manter o Reino Unido preso às cadeias da burocracia e do controlo da UE", acrescentou.

Assuntos Política  

Leia também
  • 07/02/2019 16:10:43

    May pede coordenação urgente à União Europeia para concretizar Brexit

    Londres - A primeira-ministra do Reino Unido, Theresa May, vai solicitar à União Europeia nesta quinta-feira (7) a trabalhar com ela para mudar o acordo de separação e ajudá-la a conseguir o apoio de um Parlamento britânico dividido para suavizar o rompimento do país com o bloco.

  • 07/02/2019 12:44:56

    Partido Trabalhista vai apoiar May se negociar união aduaneira com UE

    Londres - O líder do Partido Trabalhista, Jeremy Corbyn, principal força da oposição britânica, ofereceu à primeira-ministra, Theresa May, o apoio a um acordo de saída do Reino Unido da União Europeia se o país negociar uma união aduaneira com a UE.

  • 07/02/2019 10:12:53

    Irão tenta lançamento de um novo satélite

    Teerão - O Irão vai tentar o lançamento de um satélite, o segundo desde o início do ano, indicam imagens de satélite, divulgadas pela empresa DigitalGlobe.