19 Novembro de 2019 | 15h41 - Actualizado em 19 Novembro de 2019 | 15h41
Suécia suspende investigação de Assange por acusação de estupro
Estocolmo - A Suécia não vai prosseguir com a sua investigação sobre as acusações de assédio sexual contra Julian Assange, uma informação divulgada pelo WikiLeaks nesta terça-feira (19).

Envia por email
Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar


Corrigir
Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar


Julian Assange, Fundador do Wikileaks
Foto: Google/Divulgação
Ao comentar a decisão, o editor-chefe do WikiLeaks, Kristinn Hrafnsson, enfatizou a necessidade de “agora se concentrar na ameaça que Assange tem alertado há anos: a acusação beligerante dos Estados Unidos e a ameaça que ela representa para a Primeira Emenda”.
Em Maio, os procuradores suecos reabriram a investigação contra Assange por alegações de agressão sexual.
Julian Assange foi responsável por publicar arquivos militares e diplomáticos secretos em 2010 sobre as campanhas de bombardeamento dos EUA no Afeganistão e no Iraque, sendo acusado pelas autoridades norte-americanas sob a Lei de Espionagem, o que pode lhe render uma sentença de até 175 anos numa prisão nos EUA.
O ciberativista foi preso em Londres em 11 de Abril, depois que o Equador revogou seu status de asilo.
Assuntos Justiça
Leia também
- 19/11/2019 15:55:42
ONU preocupada com indultos de Trump a militares
Genebra - A Alta Comissária da ONU para os Direitos Humanos, Michelle Bachelet, criticou nesta terça-feira a decisão do presidente americano Donald Trump de concender indulto a três militares acusados de crimes de guerra, algo que considerou um "sinal inquietante".
- 18/11/2019 11:56:28
Início do julgamento do presidente regional da Catalunha por desobediência
Madrid - O presidente independentista do Governo regional da Catalunha, Quim Torra, começou hoje, segunda-feira, a ser julgado por desobediência, por se ter recusado a retirar os símbolos separatistas dos edifícios públicos nas eleições legislativas de Abril passado, soube a Lusa.
- 18/11/2019 10:51:04
Supremo Tribunal de Hong Kong declara inconstitucional lei anti-máscara
Hong Kong, China - O Supremo Tribunal de Hong Kong declarou hoje inconstitucional a proibição do uso de máscaras em protestos, noticiou a emissora local RTHK.