Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Lazer e Cultura

08 Novembro de 2019 | 13h04 - Actualizado em 11 Novembro de 2019 | 12h56

Hélder Simbad lança nova obra

Luanda - O escritor angolano Hélder Simbad procedeu hoje (sexta-feira), em Luanda, ao lançamento do seu terceiro livro intitulado ?Tradução literária: análise contrastiva da tradução do coração telúrico de Lopito Feijó?.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Com 128 páginas, a obra é dirigida aos académicos e estudantes de literatura e outros sectores que poderão encontrar nela, três capítulos sobre a tradução das obras de Lopito Feijó em inglês e francês.

Durante a sessão de assinatura de autógrafos, o autor realçou que o livro representa o início de uma jornada no campo da investigação, uma vez que se trata do primeiro livro de tradução literária em Angola.

Hélder Simbad disse que o livro lança um percurso e quer dar continuidade da investigação da própria tradução e, particularmente das próprias literaturas, que são os seus dois campos de actuação.

O representante do Centro de Estudos Africanos, Nelson Pestana, salientou que a obra enriquece o mosaico literário existente no país.  

Ao público e aos estudantes universitários, o crítico literário apelou a lerem o livro, pelo facto de apresentar valores que contribuem para o enriquecimento da literatura numa época aonde a juventude se mostra pouco preocupada com a leitura.

Por sua vez, a escritora Domingas Monte disse que no livro pode-se ver o quão profundo foi o trabalho de Hélder Simbad, por não ser fácil fazer a tradução de um livro em duas línguas diferentes.

Embora ser um estudo de caso fundamentalmente sobre tradução, mostrou-se optimista em extrair conteúdos e traduzi-los, que poderão ajudar outros autores que queiram ir para a área de investigação.   

Hélder  Simbad é o pseudónimo de Hélder Silvestre Simba André, é licenciado em Línguas, Tradução e Administração pela Universidade Católica de Angola.

Exerce o cargo de professor de Língua Portuguesa e Literatura Africana numa escola do II Ciclo. Vencedor  do Prémio Literário  António  Jacinto, edição   2017, com a obra Enviesada Rosa.

Assuntos Literatura  

Leia também
  • 07/11/2019 22:51:16

    UEA ganha Centro de Estudos Literários de Angola

    Luanda- O Centro de Estudos Literários de Angola (CELA), que surge da necessidade de se desenvolver, promover e divulgar a literatura angolana a fim de valorizá-la cada vez mais, foi inaugurado quinta-feira, em Luanda, sob a égide da União dos Escritores Angolanos (UEA).

  • 06/11/2019 22:41:43

    Apresentada obra do escritor Luís Kandjimbo

    Luanda - A obra literária "Ulumbu o Cânone Endógeno no Campo Literário Angolano para uma Hermenêutica Cultural" do escritor angolano Luís Kandjimbo foi lançada hoje, quarta-feira, em Luanda.

  • 02/11/2019 08:16:08

    José Luís Mendonça apresenta obra infantil no Lubango

    Lubango - A "Lenda da Mãe África do filho que vendeu o coração" é o título da obra literária infantil do jornalista José Luís Mendonça apresentada sexta-feira, no Lubango.