Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Lazer e Cultura

06 Julho de 2019 | 11h57 - Actualizado em 08 Julho de 2019 | 10h43

Animart exibe peça"A terceira margem do rio a dentro"

Cazenga- A exibição da peça teatral " A terceira margem do rio a dentro", preencheu o destaque do segundo dia( sexta-feira), da 14ª edição do festival internacional de teatro do Cazenga (Festeca 2019).

Por: pedro agostinho

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

A peça é baseada na obra de João Guimarães Rosa, cuja montagem teatral encena a estória de um homem que, desde criança, lamenta a estranha partida de seu pai, que abandona o convívio humano em função de uma experiência de isolamento radical.
 
Os acontecimentos encenados são narrados em primeira pessoa pelo personagem, nessa adaptação daquele que é um dos mais famosos contos do autor. Aberta à múltiplas interpretações, a narrativa tem como temas de destaque , as relações e os valores familiares, o amor, a loucura e a solidão.
 
Segundo o encenador brasileiro,  Renato Tospim, a peça  é da companhia "Letras de Rosa" do brasil, convidada a participar na 14ª edição do Festeca 2019.

Sublinhou que " a terceira margem do rio",  já foi exibida em 30 festivais no Brasil, durante três anos, e premiado três vezes como melhor espectáculo, cenário e coreografia.
.
O segundo dia  do" Festeca 2019", foi ainda marcado com a formação de actores, intercâmbio e a exibição teatral " Eva a praga do passado", do grupo da provincia do Cuando Cubango.

Sob o lema  “Juventude, Arte e Amor, 30 anos a partilhar experiências”, o evento cultural ,decorre de 4 a 14 de Julho no  centro do anim'art, e nele  participam 24 grupos nacionais e estrangeiros, com destaque, para o Brasil,  África do Sul, Moçambique, Portugal, Cabo Verde e quatro de províncias de Angola.

A iniciativa, é do centro de animação artística do Cazenga (Anim"art), em  parceria  com a Acção para o Desenvolvimento Juvenil da Globo Dikulu.

Cazenga, é um dos nove municípios que constitui a província de Luanda e conta com os distritos urbanos do Tala-Hadi, Hoji Ya Henda, 11 de Novembro, Kima-Kieza e Calawenda.

Assuntos Província » Luanda   Teatro  

Leia também
  • 04/07/2019 23:31:39

    Dupla KK homenageada no festival internacional de teatro

    Luanda - A homenagem dos actores Júlião Correia e José Gota, da dupla Cómica K.K e a exibição da peça " Escola de mulheres" da Companhia de Teatro TIC - TAC do Cazenga, do dramaturgo francês Mullier, marcou a abertura da 14ª edição do festival internacional de teatro do Cazenga, em Luanda (Festeca 2019).

  • 02/07/2019 12:17:49

    Actividades lúdicas marcam os 81 anos da Quiçama

    Luanda - Vários músicos angolanos actuam no próximo sábado, num espectáculo musico-cultural, na vila da Muxima, sede do município da Quiçama, em saudação aos 81 anos da circunscrição.

  • 01/07/2019 16:17:55

    Governo do Bié enaltece acção teatral nas comunidades

    Cuito - O teatro joga um papel fundamental na transmissão de mensagens de civismo, educação moral e conto de histórias sobre os hábitos e costumes junto das comunidades, considerou o vice-governador para o sector Político, Social e Económico do Bié, Carlos Ulombe da Silva.