Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Lazer e Cultura

26 Julho de 2019 | 19h22 - Actualizado em 26 Julho de 2019 | 19h22

Jovens da CPLP devem dedicar-se a formação - governador

Luanda - Os jovens criadores de arte da CPLP foram convidados hoje (sexta-feira), em Luanda, pelo governador provincial de Luanda, Sérgio Luther Rescova Joaquim, a inspirarem-se nas maiores referências culturais dos seus países, durante a produção das suas obras e dedicar-se a formação.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

O governador fez este pedido, no encontro com jovens criadores de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe, Timor Leste e Guiné Equatorial que fazem parte da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

Segundo Sérgio Luther Rescova, os criadores angolanos devem inspira-se na sua maior referência cultural, Agostinho Neto, porque para além de ser o líder da independência, foi também homem de cultura, tornado imortal pelas suas obras literárias.

Aconselhou também que se dediquem a formação técnico-profissional como uma forma de garantir um rendimento,  apostando numa arte ou oficio para desta forma promover o empreendedorismo.

Em representação dos fazedores de arte de todos os países da CPLP, a chefe da missão de Cabo Verde, Luena de Sá, solicitou maior abertura para a divulgação das obras dos artistas da CPLP, criando outros espaços para a interacção e troca de experiência.

Os jovens criadores participam no IX Bienal que decorre de 24 a 28 do corrente mês, acontece pela segunda vez na capital de Angola, Luanda. A primeira vez foi em 2011.

O evento foi adoptado pela I Conferência de Ministros Responsáveis pela Juventude e pelo Desporto da CPLP realizada em Portugal, Cidade de Lisboa, em 1996, tendo a primeira Edição sido realizada em 1998, na cidade da Praia, República de Cabo Verde.

O evento reúne 200 expositores.

Assuntos Arte   Província » Luanda  

Leia também
  • 24/07/2019 18:07:24

    Jovens do Kilamba Kiaxi querem parcerias com empresários

    Luanda - O Conselho da Juventude do Kilamba Kiaxi, em Luanda, pretende estabelecer acordos de parceria com a classe empresarial para dar resposta a situação dos jovens desempregados da circunscrição.

  • 24/07/2019 16:07:01

    Estilistas exibem criações em Luanda

    Luanda - Seis estilistas nacionais vão apresentar as suas criações artísticas na 3ª edição do Moda Cassenda, a realizar-se a três de Agosto, no bairro do Cassenda, distrito urbano da Maianga, em Luanda.

  • 11/07/2019 16:23:03

    Globo Dikulo e Companhia de Moçambique assinam acordos

    Luanda - Um acordo de cooperação, para o reforço de intercâmbio e parcerias de projectos em artes cénicas, foi assinado, hoje (quinta-feira), entre a Globo Dikulo, de Angola, e a Companhia de Teatro de Moçambique.