Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Lazer e Cultura

05 Agosto de 2019 | 19h48 - Actualizado em 05 Agosto de 2019 | 20h26

Mayamba lança livro sobre descolonização

Luanda - A Mayamba Editora publica, quarta-feira, em Luanda, o livro "Da Descolonização-Do protonacionalismo ao pós-colonialismo", de autoria do português Pedro de Pezarat Correia.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Prefaciado pelo escritor angolano Pepetela, o livro traz dados referentes ao processo de descolonização das colónias africanas, particularmente de Angola após o 25 de Abril de 1974.

No prefácio, Pepetela avança que Pezarat Correia apresenta um quadro geral muito completo do que foi esse processo de descolonização, ao arrepio da vontade da elite governante portuguesa, com referência especial para o caso angolano.

Adianta que o leitor vai encontrar muita referência a acontecimentos, propostas, actuações de grupos ou de pessoas, que nunca terá conhecido ou de que esquecera muitos detalhes.

Pedro de Pezarat Correia nasceu no Porto em 1932.

Licenciado em Ciências militares, pelo Colégio Militar, em 1954, fez doutoramento na Universidade de Coimbra, com distinção e louvor, em 2017.

Major-general reformado fez seis comissões na guerra colonial (Índia, Moçambique, Angola e Guiné-Bissau).

Participante no movimento militar que desencadeou o 25 de Abril de 1974, integrou o Conselho da Revolução e, nessa qualidade, comandou a Região Militar do Sul.

Na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra fundou e leccionou a cadeira de Geopolítica e Geoestratégia.

Foi conferencista no Instituto da Defesa Nacional, Universidade Autónoma de Lisboa, e outros institutos superiores militares e civis.

Autor de "Centuriões ou Pretorianos", "Descolonização de Angola – A Jóia da Coroa do Império Português", "Questionar Abril...", "Angola – Do Alvor a Lusaka", "Manual de Geopolítica e Geoestratégia", "Guerra e Sociedade"; "... da Descolonização – Do protonacionalismo ao pós-colonialismo" e co-autor em muitas dezenas de livros e trabalhos sobre geopolítica e geoestratégia, estratégia e conflitos, 25 de Abril, guerra colonial e descolonização.

Assuntos Angola  

Leia também
  • 03/08/2019 07:09:31

    Resenha cultural: Reunião da Comissão da Bienal de Luanda destaque da semana

    Luanda - A reunião dos membros da Comissão Nacional Interministerial, para avaliar aspectos relativos a realização da Bienal de Luanda - Fórum Pan-Africano para a Cultura de Paz em África destacou-se, ao longo da semana que hoje, sábado, termina, na agenda cultural.

  • 01/08/2019 17:11:50

    Comissão interministerial avalia Bienal de Luanda

    Luanda - A Bienal de Luanda - Fórum Pan-Africano para a Cultura de Paz em África mereceu, nesta quinta-feira, em Luanda, a avaliação dos membros da Comissão Nacional Interministerial sob orientação da ministra da Cultura, Maria da Piedade de Jesus.

  • 31/07/2019 16:18:53

    Criadores clamam pela regulamentação dos direitos de autores

    Luanda - Os criadores angolanos apontaram, nesta quarta-feira, em Luanda, a necessidade da regulamentação sobre direitos de autores e conexos, pois a sua inexistência coloca em causa o registo de obras produzidas pelos artistas nacionais.