Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Lazer e Cultura

22 Agosto de 2019 | 15h11 - Actualizado em 22 Agosto de 2019 | 15h11

Governo aposta na promoção do património linguístico

Luanda - O Executivo Angolano está aposta na salvaguarda, valorização e protecção das línguas nacionais, como património linguístico nacional, afirmou, nesta quinta-feira, em Luanda, o secretário de Estado da Cultura, Aguinaldo Cristóvão.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

1 / 1

Secretário de Estado da Cultura, Aguinaldo Cristóvão

Foto: Rosário dos Santos

Para o efeito, está a promover uma consulta pública do Projecto de Lei sobre as Línguas Nacionais, com o intuito de recolher contribuições antes de a submeter ao Conselho de Ministros e posteriormente a Assembleia Nacional.

A Proposta de Lei sobre as Línguas de Angola, com 21 artigos, prevê as medidas de promoção e difusão, protecção legal e evolução lexicológica, poder legislativo, poder executivo, entre outros aspectos.

De acordo com Aguinaldo Cristóvão, pretende-se consolidar a identidade nacional e educação mediante a utilização das línguas nacionais, assim como um maior investimento e aposta de quadros formados nesta área.

Aguinaldo Cristovão apontou ainda o incentivo no estudo das línguas de Angola como forma de garantir a validação, além das questões legais e científicas e de valorização das línguas nacionais de Angola.

São consideradas como línguas nacionais o Cokwe, Khoi, Kikongo, Kimbundu, Ngangela, Oxiwambo, Olunyaneka, Umbundu, Vátwa, Helelo, Luvale, Mbunda, Mbinda e Lunda Ndembo.

Assuntos Angola  

Leia também
  • 22/08/2019 02:01:12

    Eduardo Paim convidado do Festival da Canção

    Luanda - O músico angolano Eduardo Paím será o convidado da 22ª edição do Festival da Canção da Luanda Antena Comercial (LAC), que acontece a 20 de Setembro, com a participação de 10 concorrentes.

  • 20/08/2019 19:05:04

    Kilandukilu partilha experiência na Feira do Livro

    Luanda - Uma palestra sobre a história do Ballet Tradicional Kilandukilu e um concerto do músico angolano Costa Mawesi marcaram, nesta terça-feira, o segundo dia da Feira Internacional do Livro e do Disco de Luanda, que decorre na Baía da capital do país, até 25 de Agosto.

  • 20/08/2019 18:53:25

    Top dos Mais Queridos antecipado para Setembro

    Luanda - A gala de consagração do Top dos Mais Queridos 2019 está agendada para o dia 26 de Setembro, contrariamente a Outubro como nos anos anteriores.