Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Lazer e Cultura

11 Outubro de 2019 | 20h31 - Actualizado em 11 Outubro de 2019 | 20h32

GPL reúne com promotores culturais

Luanda - Um encontro de auscultação, para a busca de contribuições que permitam dinamizar o carnaval de Luanda e outras iniciativas culturais, foi realizado hoje (Sexta-feira) entre o Governo de Província de Luanda e as associações promotoras de eventos.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Público durante um show (Arquivo)

Foto: Rosário dos Santos

O encontro, que contou também com representantes das associações culturais e recreativas, serviu para passar sugestões e esclarecimento sobre os apoios que os homens de cultura podem receber do Governo de Luanda.

O governador Sérgio Rescova sugeriu aos participantes a criação de uma agenda anual de eventos de modos a organizarem-se e ter apoio institucional do Governo provincial .

O dirigente lembrou a importância dos agentes elaborarem a agenda trabalhos e remeterem ao GPL ou as administrações municipais com antecedência para que sejam criadas as condições para a realização e apoios das actividades.

O responsável sugeriu ainda aos promotores culturais a realização de encontros trimestrais de formas a traçarem-se planos para a melhoria das actividades.

O governante falou da importância das parcerias nos eventos, referindo-se a possibilidades de GPL fazer um preço abaixo do estipulado no arrendamento de espaço e o promotor realizar em troca, por exemplo, actos de limpeza ou embelezamento no local.

Sérgio Luther Rescova  conselhou os promotores a solicitarem sempre o apoio da Polícia Nacional quando realizarem os seus eventos, referindo que muitos espectáculos são assegurados por empresas  privadas sem experiência.

O encenador Walter Cristóvão sugeriu a criação de um conselho provincial da cultura onde existiria o contacto directo entre os  homens de cultura e a divulgação de toda informação sobre as actividades culturais.

O artista plástico Adão Mussungo sugeriu ao governador que seja criado um museu que conte a historia de Luanda e que sirva de referência para as futuras gerações.

Já Adelino Caracol, da Associação Provincial de Teatro, solicitou a criação de mais espaços para a realização das actividades culturais, visto que a arte é uma das formas que existe para gerar emprego e tirar os jovens da delinquência.

O professor de dança Maneco Vieira Dias pediu ao GPL que incentive a dança, por ser um cartão postal de Luanda e internacional, referindo-se a kizomba que é dançada em todo mundo e que trás muitos estrangeiros para Angola.

Assuntos Cultura   Província » Luanda  

Leia também
  • 11/10/2019 17:47:40

    Embaixador italiano sugere filme sobre Nevunda

    Lubango - Os cineastas angolanos deviam pensar em rodar um filme que retrate a odisseia do primeiro embaixador africano em Roma, o príncipe do Reino do Congo, António Nevunda, que no século XVI viajou para a Itália, afirmou, nesta sexta-feira, no Lubango, província da Huíla, o embaixador italiano em Angola, Claudio Miscia.

  • 11/10/2019 17:45:04

    Grupo Bailado do Cazenga apresenta " Retrato de um povo"

    Luanda - A obra " Retrato de um povo" do grupo Bailado do Cazenga é exibida na noite de hoje (sexta-feira), pela primeira vez na Mediateca"Zé-Dú, no município do Cazenga, província de Luanda.

  • 10/10/2019 18:23:55

    Filme Chaduka exibido na Casa de Cultura do Rangel

    Luanda - O filme "Chaduka" do realizador, Ngouabi Silva, que retrata o drama urbano de um jovem que perdeu os pais de forma trágica, vai ser exibido, sexta-feira (11), na Casa da Cultura do Rangel Nzinga Mbande, no município de Luanda.