Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Lazer e Cultura

13 Outubro de 2019 | 18h08 - Actualizado em 13 Outubro de 2019 | 18h08

Jovens do Prenda homenageados no Muzungué da Tradição

Luanda - Os músicos Calabeto, Augusto Chacaya, Margareth do Rosário, Bessa Teixeira e António Paulino, foram convidados a subir ao palco do Muzongué da Tradição de hoje, domingo, para homenagear a banda Jovens do Prenda, no Centro Recreativo Kilamba, em Luanda.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

1 / 1

Cantora Margareth do Rosário actua no Muzongué da Tradição

Foto: Henri Celso

Calabeto na homenagame aos jovens do prenda

Foto: Henri Celso

A festa teve inicio às 12:50 minutos,  com a actuação da Banda Movimento que acompanhou os músicos e interpretou temas dos Jovens do Prenda e de Bangão, levando os presentes a irem para a pista de dança e ensaiar passos de kizomba.

O segundo a entrar em cena no palco do Kilamba foi o músico Bessa Teixeira, que encantou os convidados com temas da autoria, fazendo com que muitos convidados recordassem com grande nostalgia o tema  “Sulula” um dos grandes sucessos da sua carreira. 

O kota Bwe (Calabeto) que não ficou de fora nesta homenagem aos Jovens do Prenda, subiu ao palco e, com a sua forma própria de cantar, obrigou que muitos dos presentes  "invadissem" a pista para dançar.

Com a ausência em palco dos homenageados devido a morte de um dos fundadores do conjunto (Chico Montenegro), subiu ao palco da “Catedral do semba “ para actuar e fazer dançar a cantora Margareth do Rosário, que acompanhada pela banda movimento cantou dentre outros temas “me sobe a temperatura” e “Bia D’lulucha” levando assim os convidados a cantarem os sucessos.

Com variedades melódicas e viagem ao passado com o semba de Augusto Chacaya e à rumba de António Paulino, o público do Centro Cultural e Recreativo Kilamba invadiu a pista de dança.      

O fundador dos Jovens do Prenda referiu ser importante surgirem mais centros recreativos e locais de eventos para que os grupos continuem a levar a sua mensagem às comunidades, salvaguardando desta forma a essência dos vários ritmos feitos no país.  

 A banda Jovens do Prenda foi fundada em 1968, por Chico Montenegro, Didi da Mãe Preta, Tony do Fumo, Augusto Chacaya, tendo ainda como co-fundadores Kangongo, Mingo e Verry Inácio, aos quais se junta o vocalista Gaby Monteiro.

O Muzongué da Tradição é um programa que teve o seu início em Fevereiro de 2007 e visa a promoção, divulgação e valorização da música angolana produzida nos anos 60, 70 e 80.

O agrupamento Jovens do Prenda e os artistas Zecax, Dom Caetano e Proletário, foram os primeiros convidados. O programa acontece mensalmente no primeiro domingo de cada mês.

Assuntos Música  

Leia também
  • 12/10/2019 15:36:53

    Morre músico Chico Montenegro

    Luanda - O músico angolano Chico Montenegro, voz emblemática do agrupamento Jovens do Prenda, morreu na manhã deste sábado, no Hospital Militar, em Luanda, vítima de doença, confirmou à ANGOP fonte ligada ao artista.

  • 23/09/2019 05:47:30

    Bienal de Luanda fecha com grande show músico-cultural

    Luanda - Mais de uma dezena de músicos, entre angolanos, sul-africanos, guineenses, namibianos e egípcios, repartiram, na noite de domingo, o palco da Baía de Luanda, no grande show de encerramento da primeira edição da Bienal de Luanda, que decorreu de 18 a 22 de Setembro.

  • 22/09/2019 11:17:19

    Huíla: Oprimícia Tyamba vence festival de música "Variante"

    Lubango - A representante do Lubango, Oprimícia Esmeralda Tyamba, venceu neste final de semana, nesta cidade, a fase provincial da Huíla do festival de música popular angolana "Variante", com 76,5 pontos.