Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Lazer e Cultura

18 Janeiro de 2020 | 13h42 - Actualizado em 18 Janeiro de 2020 | 14h23

Administração do Dande almeja construir nova estátua "Jacaré Bangão"

Caxito - A Administração Municipal do Dande deverá construir uma nova estátua do "Jacaré Bangão", símbolo da cultura do Bengo, para colocá-la em Caxito, de forma a dar maior visibilidade a esse monumento histórico e cultural da província.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Bengo: Estátua do jacaré bangão

Foto: Adão João Pedro

A informação foi avançada sexta-feira, em Caxito, pelo administrador municipal adjunto do Dande, Abeki José, na conferência de imprensa de lançamento da 7ª edição das festas do município que se celebram a 27 de Janeiro.

Abeki José explicou que a estátua do “jacaré bangão” é feita de betão simples e a sua movimentação de uma localidade é impossível sem danificá-la.

Segundo o administrador, o projecto poderá avançar quando houver folga financeira.

Localizada num largo na localidade da Kinjanda, entre o Porto Quipiri e a antiga Açucareira, no município do Dande, a estátua do “Jacaré Bangão” simboliza a preservação da cultura e a luta de resistência da população local contra o regime colonial.

O município do Dande, na província do Bengo, celebra a 27 de Janeiro o seu 89º aniversário desde que foi elevada à categoria de vila, de acordo com o Boletim Oficial nº 250 de 27 de Janeiro de 1930, do Distrito de Luanda.

Composto pelas comunas de Barra do Dande, Caxito, Mabubas, Kicabo e Úcua, o município do Dande com 7.384 quilómetros quadrados é o mais populoso da província do Bengo com 278.092 habitantes, representando 60 porcento da população da província do Bengo.

Assuntos Província » Bengo  

Leia também
  • 08/01/2020 20:21:35

    Responsável quer artistas empreendedores

    Lubango - O chefe do Departamento da Cultura Artes e Património Histórico do sector da Cultura da província da Huíla, Bernardino Gabriel, defendeu hoje, quarta-feira, a necessidade dos artistas apostarem no empreendedorismo para aumentar e valorizar mais as suas obras.

  • 24/10/2019 07:09:34

    Sementes D'artes exibe "Na paragem do destino"

    Caxito - A Companhia Sementes D'artes exibe nesta quinta-feira e no domingo, no cine teatro Caxito, província do Bengo, a peça teatral "Na paragem do destino".

  • 08/10/2019 14:57:52

    Levarte Teatro estreia peça "O Preço da Pobreza" em Caxito

    Caxito - O grupo Levarte Teatro estreia nesta quarta-feira no Centro Cultural Anil, em Caxito, província do Bengo, a peça "O Preço da Pobreza".