Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Lazer e Cultura

15 Janeiro de 2020 | 19h26 - Actualizado em 15 Janeiro de 2020 | 19h26

Ministra apresenta plano urbanístico de Mbanza Kongo

Mbanza Kongo - A proposta do regulamento e o plano urbanístico do centro histórico de Mbanza Kongo, província do Zaire, foi apresentada nesta quarta-feira, num acto orientado pela ministra do Ordenamento do Território e Habitação, Ana de Carvalho.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Ruínas da antiga sé catedral em mbanza kongo

Foto: Angop

O documento, que contém 11 capítulos e 66 artigos, é uma das recomendações feita pela UNESCO aquando da inscrição de Mbanza Kongo, antiga capital do Reino do Kongo e actual sede provincial do Zaire, na lista do Património Mundial, a 8 de Julho de 2017.

O centro histórico ocupa uma área de 89,29 hectares e a zona tampão com  622,16 hectares.

O regulamento vai dotar a este sítio histórico e a zona tampão de um instrumento de gestão e orientação técnica de salvaguarda do património e define as normas e os princípios relativos à transformação do espaço urbano edificado e a edificar.

O documento contém ainda normas sobre usos, mobilidade e medidas de preservação do património histórico.

O plano foi elaborado por uma equipa técnica multissectorial composta por especialistas dos ministérios do Ordenamento do Território e Habitação, Cultura, Turismo e do Governo Provincial do Zaire.

A proposta foi elaborada com base num estudo de caracterização e diagnóstico que permitiu um conhecimento aprofundado do centro histórico e da zona tampão.

Participaram da cerimónia as ministras da Cultura, Maria de Jesus, e do Turismo, Ângela Bragança, o governador provincial do Zaire, Pedro Júlia, entre outras individualidades.

Assuntos Cultura   Província » Zaire  

Leia também
  • 15/01/2020 15:14:42

    O "calvário" dos compositores

    Luanda - Quem ouve uma canção de sucesso, nem sempre se dá conta que por detrás desse trabalho está um profissional muitas vezes ofuscado: o compositor.

  • 14/01/2020 14:47:48

    Falta de espaços causa diminuição de grupos teatrais

    Lubango - A exiguidade de salas para a realização de actividades culturais, com realce para a exibição de peças teatrais, causou a diminuição de 84 para 65 grupos teatrais em 2019 na província da Huíla.

  • 10/01/2020 11:56:23

    Agenda cultural

    Luanda - Agenda cultural do fim-de-semana.