Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Lazer e Cultura

20 Janeiro de 2020 | 14h24 - Actualizado em 20 Janeiro de 2020 | 14h23

Refugiados do Lóvua concorrem no Carnaval/2020

Dundo - O desfile provincial do Carnaval edição 2020 na Lunda Norte, cujas inscrições tiveram início hoje (segunda-feira), vai contar com a participação dos refugiados da República Democrática do Congo (RDC) albergados no campo do Lóvua, como concorrentes.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Refugiados do Lóvua concorrem no carnaval

Foto: HÉLDER DIAS

Os refugiados que se encontram no campo do Lóvua desde Maio de 2017, fruto dos conflitos étnicos e políticos na RDC nesta época, vão neste desfile apresentar-se com as suas danças e músicas tradicionais.

De acordo com a directora do gabinete provincial da Cultura na Lunda Norte, Esmeralda Maximata, o grupo de refugiados terá o apoio material e financeiro do escritório do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR).

A inclusão dos refugiados no desfile, como concorrentes, visa enaltecer os ritmos e danças tradicionais africanas.

Por outro lado, informou que na presente edição prevê-se o aumento de número de grupos a concorrer em ambas as classes (infantil e adultos), bem como a melhoria dos prémios para os primeiros classificados, sem contudo avançar detalhes.

Na edição passada, o desfile provincial contou com a participação de 30 grupos, sendo 14 infantis e 16 adultos, tendo o primeiro classificado recebido 300 mil kwanzas.

O grupo carnavalesco Brilho da Lunda, do município do Chitato é o actual vencedor do Entrudo na classe de adultos, em infantis o grupo Mweseke Utale.

Os grupos carnavalescos na Lunda Norte apresentam-se maioritariamente com as danças txianda, txissela, kalukuta, kandowa, makhopo, maringa, kandjendje, likembe, canga, kasebu, entre outras, apoiadas por uma variedade de instrumentos músicas tradicionais como o Ngoma (tambores/batuque) thcingunvu, ndjimba, tchissanje, muiyemba.

Leia também
  • 13/01/2020 14:07:43

    Governo resgata hábitos culturais tchokwe

    Dundo - O governo da Lunda Norte, através do gabinete provincial da Cultura, vai este ano, reactivar os txota (jangos) nas comunidades, locais onde os mais velhos transmitirão conhecimentos sobre os hábitos e costumes deste povo aos jovens.

  • 20/11/2019 13:41:15

    Cultura Cokwe na EXPO Dubai 2020

    Dundo - A cultura Côkwe enraizada, sobretudo, nos povos do Leste do país (Moxico, Lunda Sul e Lunda Norte), possuindo usos e costumes místicos, estará em evidência no pavilhão de Angola na Expo/Dubai 2020, que acontecerá de 20 de Outubro de 2020 a 10 de Abril de 2021.

  • 17/11/2019 02:37:51

    Académicos lançam livro sobre estudo de direito

    Dundo - Uma obra literária intitulada “Sumários desenvolvidos de introdução ao estudo de direito” dos docentes universitários José Tchiombe e Evaristo Tchikomo foi lançada neste sábado, no Dundo, Lunda Norte.